Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alan Turing

Alan Turing, 'o pai da computação', receberá homenagem em Cambridge

O matemático e cientista da computação Alan Turing estudou na Universidade de Cambridge no passado

Éric Moreira Publicado em 15/08/2022, às 11h39 - Atualizado em 21/08/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Alan Turing colorida digitalmente - Foto por PhotoColor pelo Wikimedia Commons
Fotografia de Alan Turing colorida digitalmente - Foto por PhotoColor pelo Wikimedia Commons

Alan Mathison Turing, mais conhecido pelo mundo somente como Alan Turing, é possivelmente um dos nomes mais importantes da história da humanidade, especialmente nos dias de hoje.

Isso de deve pelo fato de o matemático britânico também ter obtido a alcunha de 'pai da computação', sendo o principal responsável por desenvolver os sistemas de computadores que impactaram nos aparelhos atuais.

O lendário cientista da computação, que estudou na Universidade de Cambridge de 1931 a 1934, receberá em breve um memorial em sua homenagem na King’s College, dentro da universidade. A instituição ainda anunciou que a Câmara Municipal de Cambridge aprovou a instalação da consagração.

Famosa fotografia de Alan Turing, o 'pai da computação', aos 16 anos de idade
Famosa fotografia de Alan Turing, o 'pai da computação', aos 16 anos de idade / Foto por Unknown author pelo Wikimedia Commons

A homenagem

A King's College alega que o cientista Alan Turing foi, na época em que frequentou a instituição, um de seus "mais notáveis alunos". Além do mais, também informaram que o memorial ao cientista será uma escultura de aço corten assinada por Sir Antony Gormley, e ela é pensada para "adquirir uma agradável coloração de ferrugem ao longo do tempo".

A King’s College está desenvolvendo projetos para fazer com que a comunidade e os jovens apreciem essa grande obra de arte e para que reflitam sobre a vida de Alan Turing, o tratamento dado a ele devido a sua sexualidade e o papel que o trabalho dele desempenhou para moldar o mundo moderno", diz nota da Universidade de Cambridge.

A homenagem deverá ficar exposto na junção entre os caminhos que levam para a biblioteca da universidade e o parque às margens do Rio Cam, conhecido como The Backs. Além do mais, o financiamento do projeto será possibilitado graças a doações.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.