Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Alemanha: Seita neonazista que doutrinava crianças é banida do país

A proibição da seita aconteceu nesta quarta-feira, 27, por determinação do governo da Alemanha

Redação Publicado em 27/09/2023, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da bandeira da Alemanha - Imagem de Jörn Heller por Pixabay
Imagem ilustrativa da bandeira da Alemanha - Imagem de Jörn Heller por Pixabay

Nesta quarta-feira, 27, o governo da Alemanha baniu o Artgemeinschaft, ou “comunidade de espécies” em português, que se trata de um grupo de extremistas de direita cujo objetivo era doutrinar crianças da nação. A sede dos membros da organização foi alvo de busca e apreensão pela polícia, que encontrou coletes à prova de balas, ouro, armas de fogo, dinheiro em espécie e material de conteúdo extremista.  

Além do Artgemeinschaft, uma associação pagã neonazista e antidemocrática, o Ministério do Interior comunicou que suas subdivisões também foram banidas, são elas: Gefährtschaften (“Eixo dos companheiros”), Gilden (“Guilda” ou “Corporação”), Freundeskreise (“Círculo de amigos”), e Familienwerk (“Obra Familiar”).

Nancy Faeser, ministra do Interior, relatou que o grupo tentava doutrinar crianças e jovens através de sua ideologia nazista e antidemocrática. Além disso, eles distribuíam livros infantis que continham conteúdo antissemita, incluindo títulos da época do nazismo.

Outros detalhes 

Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, em nota, Nancy informou: “Banimos uma associação sectária, profundamente racista e antissemita”, e completou:

Esse é mais um duro golpe contra o extremismo de direita e aqueles que continuam a espalhar ideologias nazistas até os dias atuais."

Vale destacar que o grupo, fundado em 1951, tinha como principal objetivo a preservação e promoção de um tipo de doutrina racial que se equivale ao termo “raça”, tal como os nazistas utilizavam.

Segundo o Ministério, outros pontos seguidos pelo grupo se assemelham a ideologia nazista, como o simbolismo, as narrativas contrárias à ordem constitucional e as atividades deles.

A ministra do Interior disse também que, nas buscas de hoje, foram revogadas duas licenças de posse de arma e apreendidas algumas balestras. Além disso, os policiais encontraram outros materiais que foram recolhidos, como medalhas, bandeiras e bustos associados ao nazismo.