Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Navalny

Alexei Navalny pode estar sendo “envenenado lentamente”, diz porta-voz

Principal opositor russo, preso há dois anos, Alexei Navalny perdeu cerca de oito quilos nos últimos 15 dias

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/04/2023, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O opositor russo Alexei Navalny - Michał Siergiejevicz via Wikimedia Commons
O opositor russo Alexei Navalny - Michał Siergiejevicz via Wikimedia Commons

Preso há cerca de dois anos, Alexei Navalny, líder da oposição russa, pode estar sendo "envenenado lentamente", informou sua porta-voz, Kira Yarmysh. Navalny ainda teria emagrecido oito quilos nos últimos 15 dias. 

"Não excluímos que neste exato momento Alexei Navalny esteja sendo lentamente envenenado, sendo morto lentamente para atrair menos atenção", declarou Yarmysh em um tuíte. 

Ele está sendo mantido em uma cela de punição com dor aguda e sem ajuda médica", prosseguiu. 

A deterioração do estado de saúde do opositor russo também foi comentada por seu advogado, Vadim Kobzev. Segundo o G1, na última terça-feira, 11, ele confirmou que Alexei Navalny está doente e não recebe atendimento médico, em uma situação muito estranha. 

+ Opositor de Putin é condenado: Quanto tempo Navalny ficará preso?

Kobzev disse ainda que o opositor de Vladimir Putin sofre de uma doença desconhecida. "De acordo com seu registro médico, ele perdeu oito quilos nos últimos 15 dias". Além disso, os pacotes médicos enviados por sua mãe estariam sendo devolvidos. 

O advogado também declarou não descartar a hipótese de que as autoridades russas estejam permitindo de forma deliberada que o quadro de saúde do Navalny se deteriore "progressivamente". 

Exigiremos exames toxicológicos e radiológicos", enfatizou. 

A saúde de Navalny

Conforme relatado pelo G1, no início do ano, Alexei Navalny reclamou de estar sofrendo com sintomas semelhantes ao da gripe, mas que não tinha acesso a remédios necessários para seu tratamento; o que levou simpatizantes a apontarem que o governo russo tentava "matá-lo aos poucos"

Já em 2020, durante um voo na Sibéria, Alexei teria sido envenenado. Testes em laboratórios no ocidente confirmaram um agente nervoso em seu organismo, mas a Rússia nega que tenha feito algo.

Navalny continuou tratamento na Alemanha, mas acabou retornando para a Rússia em 2021, quando foi detido ao chegar no país — o que ele alega ser motivação política, enquanto o governo russo aponta um caso de fraude.