Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Anel de ouro e amuleto raro são encontrados na Suécia

Anel de ouro e amuleto raro de vidro estão entre os mais de 30 mil objetos encontrados em escavações em Calmar, na Suécia

Éric Moreira Publicado em 06/03/2024, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anel de ouro e amuleto de vidro encontrados na Suécia - Divulgação/Arkeoologerna
Anel de ouro e amuleto de vidro encontrados na Suécia - Divulgação/Arkeoologerna

Durante escavações na cidade de Calmar, na Suécia, arqueólogos dos Museus Históricos do Estado desenterraram, recentemente, dois objetos que chamaram bastante atenção: um antigo anel de ouro e um raro amuleto de vidro. Escavações no local já revelaram, anteriormente, cerca de outros 30 mil objetos.

Segundo o Heritage Daily, as escavações são parte de um projeto de dois anos que, até agora, já desenterraram restos de centenas de edifícios, porões, ruas e objetos menores do cotidiano, datados de cerca de 400 anos atrás.

O edifício permanece e os armazéns culturais formam um arquivo histórico que contém enormes quantidades de informações e histórias sobre as ambições políticas e econômicas, a vida cotidiana e as condições de vida das gerações anteriores", afirma Magnus Stibéus, um dos líderes da escavação, ao site de arqueologia sueco Arkeologerna.

"Temos uma visão de grandes partes da cidade medieval e encontramos vestígios da existência social e econômica de diferentes grupos; comerciantes, artesãos, funcionários públicos, religiosos, pobres e ricos", complementa.

Conforme divulgado pelos pesquisadores, o anel de ouro encontrado é datado do século 15, possui um motivo de Cristo e foi provavelmente utilizado por uma mulher. Exemplos parecidos já foram encontrados em regiões ao norte da Finlândia, nas províncias de Östergötland, ao sul da Suécia, e de Uppland, ao centro.

+ Recuperado e bem conservado, o navio de guerra Vasa impressiona na Suécia

Já o amuleto de vidro, chamado alsengemet (em referência à ilha dinamarquesa de Als) é considerado incomum pelos arqueólogos. Esses objetos são pedras de vidro geralmente associadas a contextos eclesiásticos, utilizadas como amuletos por peregrinos. O encontrado recentemente data de entre os séculos 13 e 14, e possui três figuras esculpidas.

Outros achados

Além dos dois objetos, as escavações, em geral, encontraram diversos vestígios da chamada Guerra de Calmar, um conflito ocorrido entre 1611 e 1613 entre a Dinamarca e Noruega contra o Império da Suécia, sobre rotas comerciais e um pedágio da região.

+ Espada longa e decorada é encontrada em sepultura medieval na Suécia

Também foram descobertas evidências de fazendas queimadas durante o ataque, e uma série de balas de canhão, balas de mosquete, balas de pistola e espadas.