Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigo anfiteatro romano é escavado em Portugal

Construção do século I foi descoberta na região de Alentejo, em Portugal, onde existiu a antiga cidade de Ammaia

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 31/07/2023, às 09h30 - Atualizado às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do antigo anfiteatro romano escavado em Portugal - Reprodução/Facebook/Museo Nacional de Arte Romano
Fotografia do antigo anfiteatro romano escavado em Portugal - Reprodução/Facebook/Museo Nacional de Arte Romano

Neste mês de julho, uma campanha de escavação na região do Alentejo, em Portugal, revelou as ruínas de um antigo anfiteatro, que existiu durante o século I, quando a região ainda era a cidade romana de Ammaia. O trabalho foi uma parceria entre técnicos do Museu Nacional de Arte Romana de Mérida, da Espanha, e professores da Universidade de Lisboa, de Portugal.

De acordo com os pesquisadores em publicação no Facebook, uma nova porta descoberta no local "abre novas perspectivas e possibilidades para um acesso secundário ao edifício ou um novo espaço auxiliar". Porém, ainda acrescenta: "Só a continuação do trabalho poderá fornecer uma resposta."

Conforme descrito pela Revista Galileu, o anfiteatro possui, ao todo, cerca de 54 metros de largura. Com forma elíptica, também possui paredes feitas de alvenaria, e bancadas de madeira.

Romanos em Portugal

No estudo, também é descrito que a antiga cidade de Ammaia pode ter sido habitada até o século VI, considerando-se que uma moeda e uma epígrafe desse período já foram ali encontradas. "Pujante e planificada, a cidade pode ter tido dois mil habitantes no seu período áureo", acrescenta o arqueólogo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Carlos Fabião, ao site National Geographic Portugal.

Há vestígios de materiais provenientes daqui em todos estes povoados circundantes, e as fontes escritas do século 16 testemunham que estes monumentos foram um depósito particular onde a população vinha buscar rochas e materiais nobres."

A cidade de Ammaia, porém, só começou a ser investigada mais profundamente a partir de 1994. A Galileu ainda pontua que, a princípio, acreditava-se que o local ocuparia uma área de somente 10 hectares; hoje, porém, já é conhecido que a área se prolonga por pelo menos 25 hectares.

Comparado com outros do mundo romano, ele é modesto", comenta Fabião sobre o anfiteatro descoberto, à CNN Portugal. "Mas tenho a certeza de que é o anfiteatro com a vista mais bonita de toda a Lusitânia."