Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigo refúgio micênico é descoberto em pico de ilha na Grécia

Arqueólogos descobriram antigos vestígios de ocupação micênica e pré-histórica no Monte Ellanio, pico mais alto da ilha grega de Egina

Éric Moreira Publicado em 08/04/2024, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada do local escavado recentemente - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia
Fotografia tirada do local escavado recentemente - Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Escavações recentes realizadas por uma equipe grego-suíça de arqueólogos no Monte Ellanio, o pico mais alto da ilha de Egina, na Grécia, revelaram antigo refúgio micênico. A primeiro momento, a escavação foi pensada em encontrar vestígios de ocupação pré-histórica na região.

De acordo com o Heritage Daily, próximo ao cume da montanha está o Templo de Zeus Hellanios, datado do século 4 e que, desde o século 13, é lar de uma igreja bizantina.

+ Arqueólogos encontram cabeça de mármore do deus Apolo na Grécia

Segundo um comunicado de imprensa divulgado no Facebook pelo Ministério da Cultura da Grécia, no local foi descoberto um edifício micênico de 4,5 metros por 3 metros, onde os arqueólogos também acharam mais de trinta vasos de cerâmica. A partir da forma e estilo destes objetos, os arqueólogos sugerem que eles datam do declínio do sistema palaciano micênico, que se deu entre 1200 e 1050 a.C.

Além disso, os pesquisadores também realizaram um levantamento superficial da paisagem do local, que revelou vestígios de ocupação humana na área desde até mesmo o período pré-histórico, até meados do século 20. Entre os achados referentes aos micenas, estão muros de contenção, uma torre antiga, pedreiras, inscrições rupestres e restos de vários povoados abandonados.

Fotografias tiradas em meio às escavações / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura da Grécia

Destruição do local

A razão para a destruição da área e do sistema palaciano micênico é razão de debate acadêmico há muito tempo. Algumas teorias sugerem que isso pode ter ocorrido após uma série de desastres naturais, ou até mesmo depois de um período de conflito — o que é evidenciado por uma série de construções de defesa em torno de grandes centros populacionais.

+ Estudo identifica 10 naufrágios de diferentes eras ao redor de ilha na Grécia

Por isso, inclusive, algumas regiões da Grécia continental testemunharam uma dramática e rápida diminuição da população, ao passo que refugiados micênicos migraram para outras regiões como o Chipre, o Levante e outras ilhas gregas. O povo Egina provavelmente teria se estabelecido no cume da ilha buscando não só refúgio, como também proteção, considerando que a montanha já era conhecida como local de culto entre eles.