Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Após 3 dias desaparecido, adolescente chinês é encontrado em floresta nos EUA

Estudante de intercâmbio nos Estados Unidos, o jovem Kai Zhuang, de 17 anos, foi encontrado "com frio e assustado" em uma floresta em Utah, após um "sequestro cibernético"

Redação Publicado em 02/01/2024, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do momento em que a polícia encontrou Kai Zhuang em uma floresta em Utah, EUA - Reprodução/X/@Worldnews_Media
Imagem do momento em que a polícia encontrou Kai Zhuang em uma floresta em Utah, EUA - Reprodução/X/@Worldnews_Media

Na última quinta-feira, 28 de dezembro, o jovem chinês Kai Zhuang, de 17 anos, foi dado como desaparecido nos Estados Unidos, onde vive enquanto estuda em intercâmbio. Felizmente, ele foi encontrado logo no domingo, 31 — ele teria sido vítima de um "sequestro cibernético", segundo as autoridades, que teria extorquido US$ 80 mil de seus pais, na China.

Conforme repercutido pelo The Guardian, Kai Zhuang foi dado desaparecido depois que seus pais contataram as autoridades da escola em que ele está matriculado, em Riverdale, Utah, e disseram que ele poderia ter sido sequestrado. No entanto, o caso se revelou um sequestro cibernético, quando os "sequestradores" mandam a vítima ir para um lugar isolado, onde deveria mandar-lhes fotos para que estas fossem enviadas à sua família, para os extorquir, enquanto a vítima acredita que, caso não obedeça, pode ter os familiares prejudicados.

Após uma análise de registos bancários, compras e dados telefônicos de Kai Zhuang durante as buscas, a polícia convenceu-se de que ele estava isolado em uma tenda na floresta, próxima a Brigham City. "Devido ao clima frio em Utah nesta época do ano, ficamos ainda mais preocupados com a segurança da vítima, pois ela pode morrer congelada durante a noite", contaram as autoridades depois do jovem ter sido encontrado. Quando finalmente resgatado, o jovem estava vivo e bem, embora "com muito frio e assustado."

+ Sequestrado pela mãe e avô fala pela primeira vez após seis anos desaparecido

Kai Zhuang após ter sido encontrado pela polícia / Crédito: Reprodução/X/@RT_India_news

Resgate

A barraca de Kai foi descoberta por um sargento que caminhava pela encosta de uma montanha. Conforme relatado, o adolescente não tinha nenhuma fonte de calor estável, exceto por um cobertor térmico, um saco de dormir, e comida e água limitadas; também foram encontrados vários celulares, que foram possivelmente utilizados para o sequestro cibernético.

Após o resgate, Kai "pediu um cheeseburger quente" e falou com sua família, que pagou cerca de US$ 80 mil durante todo o golpe em que sofriam. Vale mencionar ainda que a família que abrigava o adolescente nos Estados Unidos não sabiam de seu desaparecimento a princípio, tendo o escutado na cozinha na manhã do dia do "sequestro".

Por fim, vale mencionar que a embaixada chinesa em Washington aconselhou outros migrantes que vivem nos Estados Unidos a reforçarem sua atenção e sensibilização com a segurança contra sequestros virtuais e outros crimes de extorsão do tipo. Isso porque, segundo a Polícia de Riverdale, os "cibersequestradores" têm como alvo principalmente estudantes de intercâmbio, mais especialmente estudantes chineses.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!