Notícias » Mundo

Arábia Saudita pretende construir cidade futurista ecológica

O projeto tem o objetivo de ser carbono-zero

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/03/2021, às 14h34

Fotografia de cidade futurista mostrando como equipamentos no subsolo substituirão os postes e fios de energia
Fotografia de cidade futurista mostrando como equipamentos no subsolo substituirão os postes e fios de energia - Divulgação

O governo da Arábia Saudita anunciou recentemente que irá iniciar um projeto ambicioso: o país árabe pretende construir uma cidade que seja carbono-zero, isto é, que liberará para a atmosfera uma quantidade de gases causadores do efeito estufa abaixo ou igual ao limite que pode ser absorvido pelo planeta, assim não causando danos ambientais. 

Chamada “A Linha” e localizada na zona de negócios de Neom, essa cidade futurista usará fontes de energia renováveis e terá apenas 170 quilômetros de extensão, para permitir que seus cidadãos possam chegar onde precisam a pé. 

De acordo com as intenções atuais da iniciativa, todos os lugares importantes para a vida dos moradores estarão a uma caminhada de cinco minutos de distância, no máximo. 

Planejamento da cidade / Crédito: Divulgação 

 

Já quando eles quiserem ir mais longe - para fazer um passeio, por exemplo, ou visitar um amigo - podem pegar o transporte público da cidade, que levará em torno de 20 minutos para atravessar Neom de ponta a ponta. 

O país árabe estima ainda que seu projeto inovador poderá abrigar cerca de um milhão de habitantes. 

A cidade ambiciosa sairá do papel em breve, com sua construção sendo prevista já para esse primeiro trimestre de 2021.