Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

‘Arame farpado’ usado pelo Império Romano como defesa é encontrado na Alemanha

As estacas de defesa foram criadas por Júlio César — modelo encontrado na Alemanha é o primeiro exemplar preservado descoberto

Redação Publicado em 28/02/2023, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As estacas afiadas usadas como defesa pelos romanos - Divulgação/Frederic Auth/Universidade de Goethe
As estacas afiadas usadas como defesa pelos romanos - Divulgação/Frederic Auth/Universidade de Goethe

Uma equipe de estudantes e arqueólogos realizou uma descoberta inédita na Alemanha, que um dia foi a fronteira norte do Império Romano. Na área de Bad Ems, que fica entre as cidades de Bonn e Mainz, foi encontrado um tipo de arame farpado que era usado como estratégia de defesa pelos romanos, numa tradição que provavelmente começou com o próprio Júlio César, que foi ditador de Roma.

Júlio César usou o sistema de defesa que unia valas e estacas afiadas em 52 a.C. para proteger seu exército dos inimigos gálicos, que batalharam os romanos no que hoje é a França central. Os pesquisadores conheciam a estratégia defensiva de Júlio César porque ele a narrou em seu livro “As Guerras Gálicas”, mas o primeiro exemplar preservado de uma dessas foi o encontrado na Alemanha.

A área de Bad Ems é escavada desde o século 19, mas só em 2016 um caçador percebeu algumas características estranhas no relevo que o levaram a falar da área para arqueólogos da Universidade de Goethe, que descobriram que a região tinha sido um acampamentoromano.

O achado

Essas estacas encontradas não eram as que Júlio César usou em sua batalha, já que a área de Bad Ems só foi construída quase um século depois. O ‘arame farpado’ e algumas das torres de madeira encontradas na área datam de cerca de 43 d.C. até 110 d.C. A data mais tardia se refere à construção de uma muralha que existia na fronteira norte do Império Romano.

Segundo o site de divulgação científica LiveScience, a escavação e o estudo foram coordenados por Frederic Auth, professor da Universidade de Goethe. É provável que todos esses fortes e métodos de proteção servissem para defender os romanos enquanto mineravam prata, atividade realizada na região a partir de 47 d.C., mas que só veria resultados convincentes séculos depois.

Júlio César já tinha morrido há pelo menos umas sete décadas quando o acampamento e os fortes de Bad Ems foram construídos, mas suas estratégias militares continuaram entre os romanos. Em um registro escrito, o ditador que foi essencial para o fim da República romana explicou que, ao colocar galhos muito afiados em valas no chão, soldados inimigos desatentos poderiam cair e se empalar sozinhos.