Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Fóssil de aranha de ao menos 11 milhões de anos é descoberto na Austrália

O fóssil foi encontrado em 2020 no sítio australiano McGraths Flat

Redação Publicado em 25/09/2023, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do fóssil em questão - Reprodução/Australian Museum
Imagem do fóssil em questão - Reprodução/Australian Museum

No último dia 15, em um artigo publicado no periódico Zoological Journal of the Linnean Society, cientistas da Austrália descreveram o fóssil de uma aranha da espécie Megamonodontium mccluskyi, até então desconhecida. A descoberta tem idade estimada entre 11 milhões e 16 milhões de anos.

O fóssil, considerado o segundo maior de uma aranha australiana e o primeiro da família Barychelidae encontrado no mundo, foi descoberto em 2020 no sítio australiano McGraths Flat, datado do Mioceno. A região é conhecida pela goethite, uma rocha rica em ferro que preserva os restos dos animais. 

Segundo repercutiu a revista Galileu, os pesquisadores coletaram os fósseis citados e os levaram para a coleção de paleontologia do Museu Australiano.

O estudo 

Os detalhes das garras e cerdas nos pedipalpos, nas pernas e no corpo principal da aranha, foram estudados pelos cientistas por meio de micrografias eletrônicas de varrimento. As estruturas em questão fazem com que o animal defenda-se contra predadores, emita sons e perceba substâncias químicas e vibrações.

Além disso, o estudo indica que a espécie descoberta lembra as aranhas Monodontium Kulczyński, ou aranhas-de-alçapão, que vivem em Singapura, Indonésia e Papua-Nova Guiné, nas florestas tropicais, porém, a “nova” espécie é cinco vezes maior.