Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Curiosa armadura do século 17 é descoberta na Polônia

Os hussardos faziam parte da cavalaria do Exército Negro da Hungria durante os séculos 17 e 18; confira detalhes da armadura descoberta

Isabelly de Lima Publicado em 06/04/2024, às 14h58 - Atualizado em 07/04/2024, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Armadura encontrada na Polônia - Reprodução / Marek Florek
Armadura encontrada na Polônia - Reprodução / Marek Florek

Um aparelho para detectar metais encontrou um grupo parcial de armaduras de hussardos na aldeia polaca de Mikułowice. Os hussardos eram unidades de cavalaria ligeira nos finais dos séculos 17 e 18.

Historicamente, a denominação tem suas raízes na Hungria medieval, onde a cavalaria ligeira do Exército Negro húngaro serviu a Matthias Corvinus, rei da Hungria e Croácia, entre 1458 e 1490.

Durante os séculos 16 e 17, os imperadores Habsburgos recrutaram hussardos húngaros como mercenários para combater os otomanos e em diversas batalhas por toda a Europa Ocidental. Na Polônia, as primeiras unidades de hussardos foram formadas em 1500 e participaram de batalhas em Orsza (1514), Obertyn (1531) e na Batalha de Viena (1683).

Seguindo o modelo "pesado" húngaro, os hussardos poloneses utilizavam armaduras e portavam uma longa lança como arma principal. A armadura de Mikułowice, na região polonesa de Opatów, foi descoberta a uma profundidade de 60 cm por Patryk Chmielewski. A maior parte dos elementos principais está preservada, porém a couraça não inclui a placa frontal e traseira.

Proteção dos soldados

De acordo com arqueólogos da divisão de Sandomierz do Gabinete Provincial de Proteção dos Monumentos, sobreviveram ambas as braçadeiras de proteção do antebraço, juntamente com a ombreira esquerda, a clavícula para proteção do pescoço e nuca, além de um capacete semicircular, segundo o Heritage Daily.

Após ser conservada, a armadura será exibida no Museu do Castelo em Sandomierz. O uso de um detector de metais na Polônia requer uma licença emitida pelo Conservador Provincial de Monumentos, conforme estabelecido pela Lei de 23 de julho de 2003, relativa à proteção e cuidado de monumentos.