Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueóloga mirim: Menina de 8 anos encontrou adaga da Idade da Pedra brincando

A criança norueguesa brincava perto de sua escola quando acabou encontrando uma adaga de 3.700 anos atrás

Redação Publicado em 08/05/2023, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elise, a arqueóloga mirim que encontrou, sem querer, uma adaga do Neolítico - Divulgação/Município do Condado de Vestland
Elise, a arqueóloga mirim que encontrou, sem querer, uma adaga do Neolítico - Divulgação/Município do Condado de Vestland

Uma criança norueguesa de 8 anos, identificada como Elise, acidentalmente se tornou uma arqueóloga mirim, quando teve sua brincadeira interrompida pela descoberta de um artefato de cerca de 3.700 anos, da Idade da Pedra. 

A pequena exploradora estava brincando perto da sua escola, no condado de Vestland, na Noruega, quando encontrou uma adaga feita de sílex (rocha sedimentar de quartzo) que data do período Neolítico, quando o ser humano se aventurou mais a construir ferramentas de pedra. O punhal, de uma cor entre o cinza e o marrom, foi encontrado por Elise quando ela estava brincando em uma área rochosa.

A garota explicou, em um comunicado à imprensa em norueguês traduzido pelo site LiveScience, que ia pegar um pedaço de vidro no chão quando acabou encontrando a adaga. Ao mostrar o pedaço de pedra para sua professora, Karen Drange, a responsável percebeu que o artefato era antigo, e chamou arqueólogos do condado par examiná-lo.

Adaga do Neolítico

O punhal encontrado por Elise tem cerca de 12 centímetros de comprimento. O sílex, rocha da qual a adaga é feita, não ocorre naturalmente na Noruega, então a peça deve ter vindo da Dinamarca, pelo Mar do Norte.

A adaga encontrada por Elise na Noruega - Divulgação/Município do Condado de Vestland

Foi durante o período Neolítico que o ser humano se aventurou a construir ferramentas de pedra e também começou uma vida mais sedentária, dependendo da agricultura e da pecuária e construindo vilarejos. Segundo o LiveScience, na Noruega, a Idade da Pedra, de seu primeiro estágio (Paleolítico) até o último (Neolítico), durou de 10.000 a.C. até 1.800 a.C.

Esses tipos de artefatos normalmente são encontrados com sacrifícios e outras coisas juntas, mas cientistas que exploraram o local depois do achado da arqueóloga mirim de 8 anos não encontraram mais nada que datasse à Idade da Pedra. Agora, a adaga será catalogada e usada para pesquisas no Museu da Universidade do Condado de Vestland, na cidade de Bergen.