Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estudos indicam que humanos já faziam queijo no período Neolítico

Segundo pesquisas, resquícios de lipídios lácteos em vasos de cerâmica indicam produção de queijo e iogurte com leite de diferentes animais, no passado

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 16/03/2023, às 08h29 - Atualizado às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cerâmicas do Neolítico encontradas com alto teor de coalhada na Polônia - Divulgação/Universidade de York
Cerâmicas do Neolítico encontradas com alto teor de coalhada na Polônia - Divulgação/Universidade de York

De acordo com um recente estudo publicado na revista Royal Society Open Science na última quarta-feira, 15, há alguns vestígios de que humanos já produziam derivados do leite, como queijo e iogurte, no período Neolítico. A conclusão foi feita a partir da análise de cerâmicos desse período encontrados em Sławęcinek, na Polônia, onde inclusive foram notados indícios de que, para tal, diferentes animais eram utilizados, como vacas, ovelhas e cabras.

Vale lembrar que, até hoje, a intolerância à lactose — condição da pessoa que não consegue produzir lactase, enzima que decompõe lactose no organismo — é uma característica extremamente comum, visto que, biologicamente, mamíferos só ingerem leite no início da vida. Dessa forma, é claro que no passado essa condição era ainda mais comum, mas cientistas estimam que foi durante a Idade do Bronze que o cenário começou a mudar.

Apesar disso, a descoberta de enzimas lácteas em antigos vasos de cerâmica do Neolítico, contendo inclusive ossos de animais com padrões de morte relativos a de rebanhos leiteiros, foi feita e revelou que o consumo de leite e derivados realmente ocorria. Foi a partir dessas observações que os pesquisadores puderam afirmar que as cerâmicas tinham, a princípio, a função de armazenar leite e derivados.

Alto teor de coalhada

Como informado pela Revista Galileu, a equipe de pesquisadores deduziu, a partir do alto teor de coalhada encontradas nessas cerâmicas, que a fabricação de laticínios como o queijo é muito anterior ao esperado até então. Para Harry Robson, um autor do estudo, "esses resultados contribuem significativamente para nossa compreensão dos primeiros agricultores da Europa Central", disse, em comunicado.

"Embora pesquisas anteriores já tenham demonstrado que os produtos lácteos estavam disponíveis em algumas regiões europeias durante esse período, aqui, pela primeira vez, temos evidências claras de um rebanho leiteiro diversificado", acrescenta. Atualmente, vale destacar, o pesquisador atua no Departamento de Arqueologia da Universidade de York, no Reino Unido.

Por fim, Miranda Evans, autora principal do estudo, acrescenta: "Os resultados proteômicos mostraram que os resíduos antigos se assemelhavam tanto aos resíduos modernos da fabricação de queijos quanto ao próprio queijo, e não ao leite integral. Isso confirma que o povo de Sławęcinek praticava a fabricação de queijos ou outra forma de processamento de laticínios enriquecidos com coalhada."