Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos descobrem cemitério anglo-saxão do século 6 na Inglaterra

Dentro dos quase 200 túmulos encontrados estavam moedas de prata, facas, cordões de âmbar e broches; confira as fotos!

Isabela Barreiros Publicado em 16/09/2020, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Covas encontradas em Oulton, Inglaterra - Divulgação/Suffolk County Council
Covas encontradas em Oulton, Inglaterra - Divulgação/Suffolk County Council

Escavações realizadas pelo Archaeological Solutions Ltd em Oulton, próximo ao sítio arqueológico de Sutton Hoo, no condado de Suffolk, Inglaterra, revelaram um cemitério anglo-saxão. Segundo análises do Serviço Arqueológico do Conselho do Condado de Suffolk, o local pode datar do século 6.

Crédito: Divulgação/Suffolk County Council

De acordo com o líder do projeto, Andrew Peachey, da Archaeological Solutions Ltd, foram descobertos 191 covas e 17 cremações em todo o território “cuidadosamente escavado”. Ele disse que “devido ao solo altamente ácido, a maioria dos esqueletos havia desaparecido e, felizmente, foram preservados como formas frágeis e sombras na areia".

Além disso, foram encontrados pelo menos 200 esqueletos ou fragmentos de restos mortais. Acredita-se que esses indivíduos tenham feito parte de uma pequena comunidade agrícola que habitava o local antigamente. Eram ossos tanto de crianças quanto de mulheres e homens adultos.

Crédito: Divulgação/Suffolk County Council

Para os pesquisadores envolvidos nesse achado, trata-se de uma raridade nas investigações arqueológicas realizadas na Inglaterra. Um porta-voz do projeto afirmou que esta "é uma descoberta nacionalmente significativa e continua a evidenciar o que Suffolk é um lugar histórico".

Crédito: Divulgação/Suffolk County Council

Dentro dos túmulos, ainda, os especialistas puderam observar inúmeros artefatos importantes, como broches, facas e moedas de prata. Muitos dos esqueletos estavam usando acessórios e alguns exemplos foram fechos de pulso, cordões de âmbar e contas de vidro. 

Crédito: Divulgação/Suffolk County Council