Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Arqueólogos descobrem importante assentamento medieval na Polônia. Confira as imagens

Além de cerâmicas, foram descobertos artefatos de metal que intrigaram os cientistas. Novas escavações serão feitas nesse que foi um importante local da Idade Média

André Nogueira Publicado em 07/05/2020, às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotos do assentamento - Divulgação
Fotos do assentamento - Divulgação

Escavações realizadas num sítio da Polônia revelaram um assentamento medieval interessante na margem do córrego Matysowka, de uso intensivo. De acordo com características dos objetos revelados, eles são majoritariamente da fase tardia do início da Idade Média.

Entre os achados, se destacaram produtos de cerâmica decorados e tampas de recipientes, facas, foices e alguns fragmentos de placas. Além disso, uma estrela com dentes retos intrigou os pesquisadores, que acreditaram se tratar de um esporão. Camadas mais profundas e já conhecidas revelam uma ocupação do local desde a Idade do Bronze.

Os objetos foram identificados como de alta qualidade e preço, o que indica se tratar de um assentamento regionalmente importante e que permitia comunicação com outros lugares da Europa. Isso revela uma relevância na produção agrícola, que parece marcar o local. Porém, os pesquisadores destacaram que local era dedicado à produção e não ao abrigo, pois não foi relatada ampla quantidade de moradias.

Os objetos e os dados coletados nessa primeira fase de escavações foram levados ao Museu Distrital de Rzeszów, na Polônia, para processos de conservação e catalogação, e servirão para pesquisas futuras no campo arqueológico e histórico. Novas escavações são projetadas, dada a relevância das descobertas.

Confira as imagens abaixo.

Local de plantio / Crédito: Divulgação

Provavelmente o objeto mais antigo encontrado / Crédito: Divulgação

Esporão / Crédito: Divulgação

Cerâmica / Crédito: Divulgação

Panorama do sítio / Crédito: Divulgação