Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

As curiosas pedras esculpidas há 2 milênios encontradas em termas romanas

As pedras semipreciosas foram recuperadas de esgotos e ralos das termas romanas

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/02/2023, às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias das pedras encontradas no Instagram: https://www.instagram.com/anna_giecco_photography/ - Divulgação/Anna Giecco
Fotografias das pedras encontradas no Instagram: https://www.instagram.com/anna_giecco_photography/ - Divulgação/Anna Giecco

Trinta pedras semipreciosas cuidadosamente esculpidas foram encontradas durante a escavação de um sítio arqueológico onde ficavam termas romanas em Carlisle, cidade no norte da Inglaterra. O local foi descoberto em 2017, mas as pedras só foram encontradas recentemente nos esgotos e ralos do local, de acordo com a BBC.

Essas pequenas obras de arte compreendiam objetos que provavelmente só os mais ricos podiam ter: pedras com diâmetro entre 5 e 16 milímetros, eram esculpidas de maneira cuidadosa e cheia de detalhes. Uma ametista encontrada, por exemplo, retrata a deusa romana do amor, Vênus.

Os pesquisadores acreditam que essas pedras originalmente faziam parte de anéis de sinete. Elas são datadas de 200 d.C. e estavam coladas nos anéis com cola vegetal, de acordo com o arqueólogo Frank Giecco, que liderou as escavações no local. Além das pedras, que são chamadas pelos pesquisadores de intaglios, foram encontrados mais de 700 objetos.

Por que ali?

Mas como essas obras de arte foram parar dentro dos esgotos e ralos de termas romanas? Giecco explica que o calor e o vapor dos banhos acabavam com o efeito da cola vegetal, fazendo com que as pedras preciosas caíssem nos ralos das termas. É a frustração que muitos hoje em dia também têm quando perdem uma aliança ou uma joia especial.

Com a limpeza das termas, as impressionantes joias acabavam sendo levadas para o esgoto, onde ficaram até hoje. Entre os outros objetos encontrados estão moedas, armas, peças de cerâmica e grampos de cabelo em bom estado.

Todas as peças recuperadas devem ser exibidas no Tullie House Museum & Art Gallery, da cidade de Carlisle, que na época estava próxima da fronteira do Império Romano.