Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chico Mendes

Assassino de Chico Mendes deve ser destituído de presidência do PL em cidade do Pará

Darci Alves Pereira assumiu presidência do PL em Medicilândia (PA) em janeiro; mas, nos últimos dias, seu passado como assassino de Chico Mendes veio à tona

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cihico Mendes e Darci Alves Pereira - Miranda Smith, Miranda Productions, Inc via Wikimedia Commons e Arquivo Pessoal
Cihico Mendes e Darci Alves Pereira - Miranda Smith, Miranda Productions, Inc via Wikimedia Commons e Arquivo Pessoal

Em 26 de janeiro, Darci Alves Pereira, conhecido também como 'pastor Daniel', assumiu posse como presidente do Partido Liberal (PL) — o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro — em Medicilândia, uma cidade localizada no Pará.

Nos últimos dias, porém, Pereira se tornou assunto nas redes sociais por conta de seu passado. Acontece que ele é o assassino confesso do ambientalista Chico Mendes — morto em dezembro de 1988. 

+ O brutal assassinato de Chico Mendes em 1988

Por conta disso, nesta terça-feira, 28, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, recomendou a destituição de Darci. Em nota, conforme repercutido pelo O Globo, ele relatou que não sabia que se tratava da mesma pessoa. 

Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato. Diante dessas circunstâncias, recomendei ao presidente da estadual do PL do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo, conhecido atualmente como Pastor Daniel", disse Valdemar. A saída, porém, ainda não foi confirmada

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que a indicação de Darci para o cargo aconteceu em um evento realizado na Câmara de Vereadores ainda em novembro de 2023. Além de presidente do PL em Medicilândia, Darci Alves Pereira passou a se apresentar como 'pastor Daniel' e é líder religioso na Assembleia de Deus Última Hora. Ele também tem uma fazenda de cacau e gado.

O crime

Chico Mendes foi executado em dezembro de 1988, aos 44 anos. Ele se encontrava no quintal de sua casa, em Xapuri (AC) quando foi assassinado com um tiro no peito. Apenas dois anos depois Darci se entregou as autoridades.

Já em dezembro de 1990, o atual presidente do PL em Medicilândia foi condenado ao lado do pai, Darly Alves da Silva, a 19 anos de prisão. Eles chegaram a ser presos na penitenciária Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, entretanto, fugiram e viveram três anos foragidos.

Só foram presos novamente pela Polícia Federal em 1996, mas acabaram por mudar a história sobre o crimee alegaram perseguição. Outro desdobramento ocorreu três anos depois.

Na época, Darly alegou problemas médicos e recebeu o direito de cumprir a sua pena em regime domiciliar. Já o filho teve a pena convertida para regime semiaberto após apresentar bom comportamento.