Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Astronautas enviados pela NASA, em parceria com a SpaceX, chegam à ISS

27 horas após o lançamento, acoplagem na Estação Espacial Internacional foi concluída à 1h01 de Brasília de hoje, 17

Fabio Previdelli Publicado em 17/11/2020, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Astronautas chegando na ISS - Divulgação/ NASA
Astronautas chegando na ISS - Divulgação/ NASA

27 horas após o lançamento, a cápsula Dragon, da SpaceX, que levava quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), finalmente chegou ao seu destino às 4h01 (ou 1h01 de Brasília). O sucesso da missão foi anunciado hoje, 17, pela Agência Espacial norte-americana, a NASA.  

Esta é a primeira viagem de astronautas americanos usando um novo meio de transporte. A cápsula, que recebeu o nome de “Resilience”, foi lançada por um foguete Falcon 9. Antes disso, a NASA dependia, quase uma década, da Rússia, por meio da Soyuz. 

Após acoplarem na ISS, os astronautas — três americanos e um japonês — tiveram que passar por uma segunda fase, chamada de “captura dura”, que aconteceu minutos depois.

Foi então que Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi aproveitaram a gravidade zero para flutuar pela escotilha em direção ao interior da Estação Espacial, onde foram recebidos com abraços e festa por dois russos e uma americana. 

"Muito obrigado por permitirem que diga olá a todos vocês", disse Kathy Lauders, diretora do programa de voos espaciais tripulados da NASA, em mensagem de vídeo. "Eu quero dizer o quanto estamos orgulhosos de vocês". Já o diretor da Agencia espacial americana, Jim Bridenstine falou: "É um grande dia para os Estados Unidos e para o Japão". 

Além de levar os quatro astronautas à ISS, a SpaceX tem outros dois voos tripulados, em parceria com a NASA, programados para o próximo ano. E outras quatro missões de reabastecimento da Estação Espacial nos próximos 15 meses.