Notícias » Espaço

Crew-1: Neste domingo (15) quatro astronautas serão enviados à Estação Espacial Internacional

Missão marca mais uma parceria entre a SpaceX e a NASA. Saiba como acompanhar o lançamento e conheça a tripulação!

Fabio Previdelli Publicado em 14/11/2020, às 11h28

A cápsula Crew Dragon posicionada no topo do foguete Falcon 9,
A cápsula Crew Dragon posicionada no topo do foguete Falcon 9, - Divulgação/ SpaceX

SpaceX realizará sua primeira missão verdadeiramente operacional com a NASA amanhã, 15. Com isso, a Crew-1 ficará encarregada de levar quatro astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS).  

Inicialmente, o lançamento estava planejado para hoje, contudo, ventos intensos impediram que o navio que irá resgatar o primeiro estágio do foguete Falcon 9 chegasse até ponto planejado no Oceano Atlântico. O resgate é importante pois a Agência Espacial espera reutilizar o booster na missão Crew-2, que está programada para o ano que vem. 

Está será a segunda vez que a empresa de Elon Musk fará um voo tripulado para a NASA. A chega dos astronautas à ISS está programada para acontecer entre a madrugada da próxima segunda, 16, e a terça-feira, 17.  

Os quatro astronautas que serão enviados ficarão seis meses no espaço. Eles se juntarão a outros três membros que já estão na ISS. Apesar das expectativas, há um simples problema na missão: a Estação Espacial possui apenas seis dormitórios, assim, um dos astronautas terá que dormir, muito provavelmente, na nave Crew-1.  

Quem são os astronautas e onde assistir o lançamento? 

A equipe é comandada por Michael Hopkins, da NASA, que já passou 166 dias no espaço. Já o piloto da Crew-1 será Victor Glover, que fará sua primeira viagem ao espaço. Shannon Walker será a engenheira de voo, já tendo passado 161 dia fora da Terra. E, por último, o astronauta Soichi Noguchi, da agência espacial japonesa, será o primeiro estrangeiro a voar na Crew Dragon. 

Astronautas que farão parte da missão / Crédito: NASA

 

A missão será transmitida ao vivo pela NASA. Às 17h15 (horário de Brasília) de domingo, quando começa os preparativos. O lançamento está previsto para as 21h. Já na madrugada de terça, por volta da 1h, está programado a chegada da Crew-1 na ISS.