Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bebê com cauda

Bebê que nasceu com cauda de 6 centímetros em Jundiaí é alvo de estudo

O surpreendente caso ocorrido em Jundiaí em 2020 chamou atenção da comunidade científica

Redação Publicado em 22/02/2023, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da cauda de 6 centímetros - Reprodução / Journal of Pediatric Surgery Case Reports
Imagem da cauda de 6 centímetros - Reprodução / Journal of Pediatric Surgery Case Reports

Em Jundiaí, um caso raro ocorreu em 2020: uma menina nasceu com uma cauda de 6 centímetros. Após avaliações, a cauda da criança foi retirada através de uma cirurgia. Como informado pelos médicos via G1, hoje, o bebê tem 3 anos e consegue andar, sem ter desenvolvido complicações.

O caso foi relatado em uma recente edição da Journal of Pediatric Surgery Case Reports. A menina nasceu com uma pseudocauda acompanhada de um defeito no fechamento da coluna vertebral, como indica o relatório.

A menina foi acompanhada por médicos do Hospital da Criança Greendacc, junto de pesquisadores do Center for Fetal and Placental Research, de Ohio, nos Estados Unidos. Ela foi submetida a uma cirurgia depois das avaliações. 

Na cirurgia, os médicos retiraram a cauda e fecharam a coluna vertebral da menina. A justificativa para a pesquisa foi a de que ela pode ajudar a identificar esses tipos de anomalias e planejar os tratamentos mais adequados.

Imagens de criança após a cirurgia / Reprodução / Journal of Pediatric Surgery Case Reports

Mais detalhes 

A menina nasceu por cesariana, sua mãe não tinha doenças e nem era usuária de drogas. Além disso, a pesquisa aponta que a criança não apresentava alterações neurológicas. O exame na cauda apontava que ela era formada de gordura, sem ter músculos, cartilagem ou osso.