Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bento XVI

Bento XVI: estado de saúde é grave, embora estável, diz Vaticano

Papa emérito, Bento XVI teve uma piora em sua saúde nos últimos dias

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 29/12/2022, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa emérito Bento XVI - Getty Images
Papa emérito Bento XVI - Getty Images

Dias antes do Natal, o estado de saúde do papa emérito Bento XVI — que ocupava a liderança da Igreja Católica antes do atual líder religioso, Francisco — apresentou certa piora, com o homem de 95 anos preocupando fiéis em todo o mundo. Porém, informações mais recentes revelaram que, embora Bento se encontre em estado grave, o quadro é estável.

Na manhã da última quarta-feira, 28, o papa Francisco se pronunciou sobre o estado de seu antecessor e pediu por orações de fiéis em todo o mundo para a melhora de Bento.

O pontíficie emérito agora está sob monitoramento contínuo de médicos, tendo passado a noite desta forma.

Papa Bento XVI
Fotografia de Bento XVI quando líder da Igreja Católica / Crédito: Getty Images

Vale lembrar que, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni,o "agravamento" se deu pelo "avançar da idade" do papa emérito. Conforme informado pela ANSA em texto ao UOL, a situação já estava "sob controle", e Bento estaria sob os cuidados necessários.

Bento XVI

O alemão Bento XVI, cujo nome de nascimento é Joseph Aloisius Ratzinger, foi nomeado papa em 2005, sendo sucessor do popular João Paulo II. Ele, que liderou a Igreja Católica até 2013, se tornou também o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em aproximadamente 600 anos.

Desde sua renúncia, o alemão vive afastado do grande público, tendo sido visto e fotografado poucas vezes desde então — mas sendo possível ver sempre, a cada nova foto, que sua saúde se encontra cada vez mais debilitada. Além disso, em 2013 ele justificou sua saída da liderança da Igreja Católica com seu declínio físico sendo uma das principais razões.