Notícias » Estados Unidos

Biden indica professora de economia para cargo nunca antes ocupado por uma mulher

O presidente democrata também teve diversas outras indicações que buscam uma maior diversidade de gênero e raça em sua equipe

Ingredi Brunato Publicado em 30/11/2020, às 15h27

Fotografia de Janet Yellen
Fotografia de Janet Yellen - Wikimedia Commons

Nessa segunda-feira, 30, a equipe de transição do recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que a pessoa indicada para ocupar o cargo de secretário do Tesouro será a professora e economista Janet Yellen

“Se confirmada, [Janet Yellen] será a primeira mulher a comandar o Departamento do Tesouro em seus 231 anos de história", disse a equipe em um comunicado oficial, segundo divulgado pelo UOL

Muitas outras indicações para cargos importantes do novo presidente democrata ter surpreendido o público por sua variedade de gênero e raça, diferente da equipe majoritariamente masculina e branca montada por Donald Trump

Também está previsto para o dia de hoje o primeiro repasse de informações confidenciais do antigo governo para esse próximo, um passo fundamental da transição de mandatos, algo que estava em atraso por conta da relutância de Trump em reconhecer a vitória de Biden.

Sobre o Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer a presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.