Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Século 19

Famoso bilhete codificado escondido em vestido do século 19 é decifrado

A mensagem escrita em código foi encontrada escondida dentro de um bolso secreto na roupa de seda, com sua decodificação tendo sido surpreendente

Ingredi Brunato Publicado em 18/12/2023, às 13h43 - Atualizado em 21/12/2023, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vestido onde estava o bilhete - Divulgação/ NOAA
O vestido onde estava o bilhete - Divulgação/ NOAA

Em 2013, um belo vestido de seda marrom — datado de 1880 — foi descoberto durante obras em um antigo shopping no estado norte-americano do Maine, localizado no extremo noroeste dos Estados Unidos. Uma das características curiosas do artefato era um bilhete encontrado escondido em meio à peça de roupa.

O papel, que estava no interior de um bolso secreto do vestido, guardava uma mensagem codificada, repleta do que pareciam ser palavras inventadas. Além disso, cada linha possuía uma cor diferente, e havia marcações de tempo nas bordas do documento, indicando algum sistema de comunicação. O mistério, no entanto, apenas foi decifrado recentemente. 

O criptograma do vestido de seda, como ficou conhecido, foi considerado por especialistas e amantes de criptogramas amadores em todo o mundo como um dos 50 principais códigos insolucionáveis do mundo", apontou o NOAA, órgão governamental norte-americano, em um comunicado. 
Fotos do bilhete / Crédito: Divulgação/ NOAA

Telegrama 

Segundo repercutiu o New York Post, o bilhete era a transcrição de um telegrama. As empresas telegráficas costumavam cobrar pelo número de palavras transmitidas pelo telégrafo, de forma que foram inventados códigos para diminuí-las, assim barateando as mensagens. 

O problema é que existiam centenas de códigos diferentes, com um pesquisador, Wayne Chan, tendo consultado 170 deles à procura daquele usado na mensagem do século 19. Após anos de esforços infrutíferos, ele finalmente descobriu que se tratava do sistema utilizado pelo Corpo de Sinalização do Exército dos EUA para transmitir informações de meteorologia. Essa informação apenas foi obtida após uma visita à biblioteca do NOAA. 

Assim, o bilhete foi finalmente decifrado: ele dizia qual a previsão do tempo no dia 27 de maio de 1888 no condado de Bismark, localizado no estado norte-americano da Dakota do Norte. Além de falar da temperatura prevista, a mensagem continha informações sobre a umidade do ar e velocidade do vento. 

Katie Poser, bibliotecária do NOAA que participou da pesquisa, fez uma declaração compartilhada pelo governo estadunidense: 

Foi interessante ver até que ponto foi o impacto do Serviço Meteorológico. Ficamos felizes por poder ajudar. Não queremos guardar nenhuma dessas informações. Deve ser acessível a qualquer pessoa que queira ou precise", afirmou ela. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!