Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inglaterra

Bomba da Segunda Guerra Mundial é detonada por autoridades na Inglaterra

“Foi incrivelmente assustador. Nunca vi nada parecido com isso e não tenho certeza se vou ver de novo”, disse engenheiro

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bomba detonada na Inglaterra - Divulgação/Polícia de Devon e Cornwall
Bomba detonada na Inglaterra - Divulgação/Polícia de Devon e Cornwall

Na última semana, autoridades da Inglaterra identificaram uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial em um terreno na cidade de Exeter. Nos dias seguintes, a polícia evacuou o local para que o dispositivo fosse detonado. As informações são do portal Smithsonian.

Uma obra estava sendo realizada na região próxima da Universidade de Exeter quando uma bomba de quase uma tonelada foi descoberta. Conforme informado pelas autoridades, o explosivo tinha origem alemã.

A Polícia de Devon e Cornwall evacuou a região e mais de 2.600 casas foram temporariamente abandonadas. Muitas pessoas ficaram em alojamentos por mais de três noites. Algumas residências, inclusive, apresentaram danos estruturais e tornaram-se “inabitáveis” após a explosão.

 “A denotação controlada que ocorreu na tarde de sábado foi um choque para muitos — a força da explosão pôde ser sentida em uma ampla área da cidade”, afirmou Philip Bialyk, líder do conselho local, em nota.

À BBC News, o engenheiro estrutural Matthew Cridge disse: “Os edifícios ao redor [da bomba] foram completamente cobertos por essa areia cinza. Foi incrivelmente assustador. Se houvesse uma rajada de vento, você poderia ouvir o barulho da areia caindo das árvores”.

Segundo ele, "você poderia facilmente estacionar três ônibus de dois andares lá [na cratera]”. “Nunca vi nada parecido com isso e não tenho certeza se vou ver de novo”, finalizou.