Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Racismo

Cantora anuncia substituição de baterista acusado de fazer símbolo supremacista

Após acusações de Sigmund Vestrheim, baterista da banda de Aurora, de ser um supremacista branco, cantora substitui integrante em próximos show da turnê

Éric Moreira Publicado em 10/04/2023, às 12h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A artista Aurora e o baterista - Reprodução/Redes Sociais
A artista Aurora e o baterista - Reprodução/Redes Sociais

Após o show da cantora Aurora no Lollapalooza 2023, em São Paulo, no dia 26 de março, uma conturbada polêmica surgiu em torno da artista norueguesa, depois que o baterista de sua banda, Sigmund Vestrheim, foi acusado de ser um supremacista branco, após um gesto ao fim da apresentação. Então, no último domingo, 9, Aurora anunciou em seu Instagram que o músico seria substituído para os próximos shows de sua turnê.

No texto publicado na sua rede social, Aurora pediu desculpas por toda a confusão — afinal, ela saiu em defesa de Vestrheim, levando-a a também ser atacada virtualmente — mas, ainda assim, seguiu defendendo o colega de banda

Não faz sentido que um amado e conhecido músico na Noruega algum dia apoie o extremismo de direita, ou apoie alguém com essas ideologias", escreveu. "Acusações sérias como essas. Criam ferimentos que nós não precisamos e certamente não farão deste mundo um lugar melhor."

Sigmund Vestrheim

Após a polêmica com o gesto controverso ao fim da apresentação, de acordo com o portal Splash, do UOL, outros fãs da Aurora resgataram nas redes sociais do baterista uma publicação antiga que continha, além de uma suástica e outros símbolos nazistas, o número 777, usado para identificação de supremacistas brancos

Com toda a repercussão, Vestrheim se pronunciou nos stories de seu Instagram, explicando o gesto que fez e se desculpando. Ele alegou, também, que o sinal que fez com a mão na verdade queria dizer "perfeito" ou "ótimo".

Eu não sabia que o sinal também significa outra coisa — algo negativo — e lamento muito que algumas pessoas o tenham entendido mal e o tenham achado ofensivo. O mesmo vale para o número 777, que é o nome de uma gravadora aqui na Noruega à qual sou associado. Aqui, 777 significa algo positivo como sorte/fortuna, e eu não sabia que aparentemente tinha um significado negativo em alguns países", disse.

Além do mais, também disse que aquele desenho resgatado por alguns internautas, de sua época de escola, "não significa nada". "É apenas uma piada feita por uma criança com um senso de humor negro. Eu sei que não é brincadeira e agora percebo que esse desenho obviamente não deveria ter sido publicado na minha conta do Instagram, pois pode ser interpretado de forma errada", explicou.

A artista Aurora /Crédito: Getty Images

"Eu NUNCA teria conseguido o emprego como baterista do Aurora se eu fosse um idiota nazista! A ideia de Aurora ter uma pessoa de direita em sua banda é absurda. Espero que todos possam acreditar em mim quando digo isso. Por último, só quero que todos saibam que nunca desejei causar nenhum mal. Meu único objetivo é espalhar amor, e acredito que todos devem ser gentis uns com os outros", concluiu Sigmund Vestrheim.