Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

China censura mulheres modelando lingerie, e homens as substituem em propagandas

Vendas de peças de lingerie realizadas na internet estavam sendo censuradas por causa de suas modelos

Redação Publicado em 08/03/2023, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de diferentes postagens usando homens para modelar lingerie - Divulgação/Weibo
Montagem de diferentes postagens usando homens para modelar lingerie - Divulgação/Weibo

A venda de peças de lingerie feminina online na China acontecia muito com base em transmissões ao vivo, nas quais mulheres modelavam as peças de roupa íntima para os possíveis compradores verem os produtos. Acontecia, no passado, porque a rigorosa censura da China à internet começou a derrubar os vídeos que mostravam mulheres com lingerie.

Por causa disso, uma nova tática de publicidade tem impactado o mercado de lingerie chinês. Agora, homens têm se vestido com as peças para continuar as vendas de roupas íntimas online, modelando em plataformas como o Douyin, de compartilhamento de vídeos.

A China já tem um histórico de censuras no mundo virtual, especialmente de informações políticas sensíveis, mas também tem censurado imagens de corpos de mulheres consideradas inapropriadas pelo governo.

As lojas de lingerie começaram a enfrentar problemas com a censura chinesa em janeiro, quando transmissões ao vivo foram interrompidas devido às modelos.

Modelos masculinos

Os modelos masculinos de lingerie agora desfilam, posam e dançam com peças de roupas íntimas femininas para driblar a censura. Segundo a CNN, uma das plataformas mais usadas para isso é o Taobao Live, da gigante do comércio online Alibaba, que funciona como plataforma de streaming para os produtos disponíveis no site.

No clipe de uma das transmissões de venda, veiculado em diversos meios de comunicação estatais chineses, o dono de uma das lojas online de lingerie disse que os modelos masculinos não se tratam de uma jogada sarcástica, e sim de jogar seguro, cumprindo as regras.

As transmissões ao vivo na internet para vendas são uma indústria multibilionária na China e foram muito beneficiadas pelos quase 3 anos de bloqueios e isolamentos no país, em decorrência da pandemia e COVID-19.

Outra técnica para driblar a censura foi usada no aplicativo Douyin, versão doméstica do TikTok. Lá, as modelos mulheres colocam as peças de lingerie por cima de camisetas que já estavam usando ou em manequins.