Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Com Inteligência Artificial, empresa 'ressuscita' voz de artista falecido há 25 anos

O surreal episódio foi apresentado na Coreia do Sul

Redação Publicado em 16/02/2021, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O momento em que a voz é apresentada - Divulgação/Youtube
O momento em que a voz é apresentada - Divulgação/Youtube

Na Coreia do Sul, um fato impressionante foi apresentado ao público. Isso porque um programa de TV local foi capaz de 'trazer de volta' a voz de Kim Kwang-seok, artista morto há 25 anos.

Para realizar o ato com sucesso, o programa fez uso da inteligência artificial (IA). Com a técnica Singing Voice Synthesis (Síntese de Voz de Canto, traduzido para o português) foi possível praticamente 'ressuscitar' a voz do astro. O episódio foi uma iniciativa da empresa Supertone, da Coreia do Sul.

Conforme repercutido pelo Tech Tudo, a tecnologia foi capaz de identificar 700 canções de diferentes artistas para captar entonação e ritmo com sucesso.

Após esse passo crucial, a IA se deparou com um total de 20 canções de Kim. Assim foi possível adaptar a síntese e também ‘dar vida’ a voz do cantor, morto há 25 anos.

De tão impressionante, o episódio conseguiu apresentar o artista embalado na música I Miss You, lançada em 2002 por um cantor local.  

Também vale ressaltar que os fãs gostaram do que foi apresentado pela empresa sul-coreana: muitos conseguiram sentir o Kim da vida real na tecnologia e elogiaram o resultado.

Black Mirror?

O episódio acima pode se assimilar com um dos episódios da série Black Mirror, da Netflix. Em um tom macabro na última temporada da produção, lançada em 2019, o episódio Rachel, Jack and Ashley Too, narra a saga de uma cantora pop se vê diante de uma perturbadora relação com o mundo da fama.

Ashley O (interpretada por Miley Cyrus) é controlada por Catherine, uma tia que administra a sua carreira. Contudo, ela acaba sendo responsável por fazer um inferno da vida da cantora, que é obrigada a se render para os ritmos genéricos da indústria e deixar de lado a vocação natural: cantar rock.

Assim, Ashley O decide finalmente se livrar do peso do presente ao finalizar seu contrato com a tia, que de cara arma um plano que deixa a cantora em coma.

Leia a matéria completa aqui.