Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papua Nova Guiné

Conflito entre tribos deixa 32 mortos em Papua Nova Guiné

Onda de violência teve início com a morte de um homem após desentendimento relacionado a partida de futebol

Redação Publicado em 25/10/2022, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cerimônia fúnebre tradicional realizada por tribo da Papua Nova Guiné após uma morte - Divulgação/YouTube/AFP
Imagem ilustrativa de cerimônia fúnebre tradicional realizada por tribo da Papua Nova Guiné após uma morte - Divulgação/YouTube/AFP

As tribos dos Kulumata e dos Kuboma, ambas naturais da ilha Kiriwina, localizada na Papua Nova Guiné, entraram em confronto na última segunda-feira, 24, alarmando autoridades. O episódio de violência teria resultado em 32 mortos e 15 desaparecidos, conforme informações apuradas pelo The Guardian. 

A equipe da polícia enviada hoje para a ilha foi instruída a conter e manter a ordem na área, liderar no terreno e ajudar a iniciar o processo de paz", relatou David Manning, comissário do departamento de policiais. 

Uma moradora da região falou a respeito da situação ao veículo sob condição de anonimato, uma vez que temia represálias, observando que lutas tão sanguinárias não são comuns na região. 

Os combates tribais sempre fizeram parte de nossas vidas e cultura, mas normalmente quando alguém é morto, os combates param, eles cessam o fogo e iniciam o processo tradicional de lidar com a morte, e eles não continuam lutando assim", afirmou ela.

A mulher acrescentou ainda que era "de partir o coração" ver os Kulumata e os Kuboma se enfrentando, uma vez que são tribos conectadas por diversos laços familiares. 

Origem do conflito 

Ainda segundo os locais entrevistados pelo The Guardian, o evento que motivou a luta tribal ocorreu há cerca de um mês, quando uma briga ocorrida durante um jogo de futebol terminou com a morte de um homem pertencente aos Kuboma. 

Como retaliação, integrantes da tribo teriam então destruído as plantações de inhame dos Kulumata, que são de grande importância para a subsistência deles. 

O enfrentamento recente, por sua vez, começou após grupos de aldeões vindos de ambos os lados terem se encontrado na rua.