Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

Designer do iPhone desenhou logomarca de coroação de Charles III

Charles III busca uma modernização da monarquia com logomarca criada por braço-direito de Steve Jobs

Luisa Alves, sob supervisão de Ingredi Brunato Publicado em 11/02/2023, às 10h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Á esquerda imagem de rei Charles III e à direita imagem de logomarca - Getty Images e Divulgação / Palácio de Buckingham
Á esquerda imagem de rei Charles III e à direita imagem de logomarca - Getty Images e Divulgação / Palácio de Buckingham

Um designer britânico chamado Jony Ive foi escalado por Charles III para criar o logotipo da coroação, que ocorrerá em maio. O profissional é conhecido por ser o designer do iPhone, evidenciando as inovações do reinado de Charles III, que se diferencia do anterior.

Aclamado pelo design do iPod, iPhone, iMac e do iPad, Ive agora também deixou sua marca na monarquia, tornando-se o autor do logo que simboliza a coroação do rei Charles III

A escolha da estética da logomarca teria se baseado na preocupação com o meio ambiente, um importante atributo para a imagem do rei. Charles ainda tem uma baixa popularidade, estando em 5º lugar no quesito admiração pelo público.

A polêmica última temporada de "The Crown" intensifica essa fama ao retratar, em um de seus episódios, uma suposta visita de Charles ao então primeiro-ministro, John Major, na qual ele conversa sobre o afastamento da rainhaElizabeth para dar lugar a ele e a uma onda de renovação. 

Embora não tenha sido oficializado, o objetivo de modernizar a monarquia é atribuído por historiadores e analistas da família real há anos, a Charles, como informado pelo MediaTalks. 

Muitas pessoas especulavam a possibilidade de que o príncipe Williamassumisse o trono, já que é mais jovem e alinhado ao mundo contemporâneo. No entanto, os conflitos com Harry e Meghanderrubaram a popularidade dos membros da família e da própria instituição. 

O Palácio de Buckingham também apresentou, nessa semana, o selo postal criado pelo Royal Mail com a figura do rei Charles III. Essa figura será utilizada nas moedas cunhadas com a imagem do novo monarca

Designer do iPhone

Jony Ive foi braço-direito de Steve Jobs, desenhando os iPhones, que ficaram conhecidos, não apenas por sua inovação, mas também por sua estética. Sua mais recente criação já está presente num manual de marca publicado pelo Palácio de Buckingham.

Esse livro conta com alguns exemplos de produtos que contém a logomarca, como modernas garrafinhas de água e guarda-chuvas.

Divulgação / Palácio de Buckingham

Ele também possui agora o título de Sir, recebido por aqueles que recebem a Ordem do Império Britânico por serviços prestados à Coroa e ao país. Seu desenho tem as cores da bandeira da Inglaterra e apresenta uma imagem estilizada da coroa de São Eduardo.

Uma curiosidade é que as flores presentes no logo simbolizam cada um dos países do Reino Unido. São elas: a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, narciso do País de Gales e o trevo da Irlanda do Norte. 

O designer afirmou ser "uma honra" contribuir para a coroação, segundo a fonte. Ele já apoiou projetos envolvendo Charles III no passado, tendo projetado o layout do documento do projeto Carta da Terra da realeza, cujo objetivo era incentivar o setor privado a salvaguardar o planeta, adotando a sustentabilidade e investindo recursos.

Modernização

Charles III está buscando uma modernização através da programação para a sua coroação, que contará com tentativas de inclusão e cultura pop. Além disso, ele buscaquebrar a imagem de distanciamento do povo em suas aparições.

Sua coroação, que acontecerá dia 6 de maio, deve ser acompanhada pela TV e redes sociais em todo o mundo, estando prevista para ocorrer na Abadia de Westminster, sendo precedida por um desfile pelas ruas da cidade. 

Para completar o evento, um show com diversas celebridades ocorrerá no dia seguinte no Castelo de Windsor. Milhares de espectadores premiados com ingressos em uma votação nacional poderão acompanhar essa apresentação. Por fim, ocorrerão ainda festas de rua, almoços comunitários e ações de voluntariado.