Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Destruição de cidade citada na Bíblia é confirmada por campo magnético de tijolos

O evento descrito no Antigo Testamento do livro religioso indica que a cidade de Gate teria sido destruída e agora, nova pesquisa confirmou a história

Isabelly de Lima Publicado em 09/01/2024, às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos tijolos estudados pelos pesquisadores - Reprodução / Yoav Vaknin
Um dos tijolos estudados pelos pesquisadores - Reprodução / Yoav Vaknin

Uma técnica inovadora que detecta campos magnéticos antigos em tijolos queimados trouxe à luz uma confirmação arqueológica de um evento descrito no Antigo Testamento da Bíblia: a destruição da cidade filisteia de Gate, atualmente conhecida como Tel Safi.

A pesquisa, conduzida por cientistas das Universidades de Tel-Aviv, Hebraica de Jerusalém, Bar-Ilan e Ariel, foi publicada na revista PLOS ONE em outubro de 2023 e divulgada pela Universidade de Tel-Aviv em 4 de janeiro de 2024. Segundo a Bíblia, a cidade de Gate foi conquistada por Hazael, rei de Aram, e as novas descobertas trazem luz à intensidade do fogo e à extensão da destruição nesse importante centro urbano da época.

Nossas descobertas são importantes para determinar a intensidade do fogo e a extensão da destruição em Gate – a maior e mais poderosa cidade da região na época — e também para entender as práticas de construção na região", afirmam os pesquisadores.

A técnica inovadora permitiu determinar se um tijolo passou por uma queima, mesmo em temperaturas relativamente baixas, a partir de 200°C. O líder da pesquisa, Yoav Vaknin, explica que a argila dos tijolos contém partículas ferromagnéticas, que, ao serem submetidas ao calor, liberam sinais magnéticos alinhados com o campo magnético da Terra.

Confirmação de teoria

Essa técnica foi aplicada aos tijolos de Gate, comprovando queimaduras in situ. Os cientistas conduziram a desmagnetização térmica, onde o campo magnético do tijolo foi gradualmente neutralizado, revelando que os tijolos queimaram e esfriaram no local em uma conflagração que levou ao desabamento da estrutura em poucas horas.

Área estudada em Israel - Crédito: Tell es-Safi/Gath Archaeological Project, Bar-Ilan University

A descoberta se conecta com uma passagem da Bíblia, que diz: "Então subiu Hazael, Rei de Aram, e atacou Gate e a tomou. Depois, ele resolveu atacar Jerusalém" (2 Reis 12:17), de acordo com a Galileu.

"Durante as Eras do Bronze e do Ferro, o principal material de construção na maior parte da Terra de Israel eram tijolos de barro", explicou Oded Lipschits, colaborador do estudo do Instituto de Arqueologia Sonia & Marco Nadler da Universidade de Tel-Aviv, em um comunicado. "Esse material barato e prontamente disponível era usado para construir paredes na maioria dos edifícios, às vezes sobre fundações de pedra".