Notícias » Inglaterra

Detector de metais revela broche romano raro de 1.800 anos na Inglaterra

Datado de 200 depois de Cristo, o item encontrado é o segundo do tipo e está em um estado de conservação nunca antes visto

Caio Tortamano Publicado em 05/03/2020, às 08h00

A peça encontrada na Inglaterra
A peça encontrada na Inglaterra - Divulgação/Collection Museum in Lincoln

Durante uma convenção de amantes de detectores de metais — usados para procurar itens debaixo do solo — um homem de 48 anos se deparou com um item, no mínimo, raro. Era um broche em forma de cavalo feito de bronze que tem aproximadamente 1.800 anos.

A descoberta foi feita em Lincolnshire, na Inglaterra, por Jason Price. O broche, produzido entre 200 e 410 d.C. ainda está em ótimo estado. O item foi classificado como extremamente raro, com somente outro pertencendo ao Museu Britânico.

O broche é de origem romana, dos tempos em que o império comandava as terras da Grã-Bretanha. Price, assim que ficou sabendo da importância do objeto, o ofereceu ao museu The Collection, em Lincolnshire.

Detalhes da peça encontrada / Crédito: Collection Museum in Lincoln

 

“Era a última busca do final de semana, e o terreno estava muito arado, então eu não tinha muita esperança”, afirmou Jason. “tamanha foi a minha surpresa quando o detector começou a zumbir. Eu encontrei o item cerca de 20 cm abaixo do solo”.