Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Trump

Donald Trump, filhos e empresa são denunciados por procuradora de Nova York

A procuradora Letitia James acusa Trump, filhos e empresa de fraude, nos Estados Unidos

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/09/2022, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos - Getty Images
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos - Getty Images

Letitia James, procuradora geral de Nova York, apareceu na mídia a partir da última quarta-feira, 21, após denunciar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de três de seus cinco filhos — Eric, Donald Jr. e Ivanka, os três mais velhos — por fraudes fiscais ao longo de, pelo menos, uma década.

A ação contra o ex-presidente foi aberta em um tribunal estadual em Manhattan, e acusa toda a Organização Trump de envolvimento no crime, com irregularidades em declarações anuais da situação financeira dele. Segundo a Folha de S. Paulo, o valor de suas propriedades foi alterado diversas vezes, visando a obtenção de benefícios financeiros.

O processo contra Donald Trump, por sua vez, é apenas cível, o que não dá brecha para que o ex-presidente seja condenado a prisão. No entanto, a procuradora conta que promotores federais de Manhattan já conduzem uma investigação criminal, de fato, contra ele.

A denúncia de Letitia James aponta fraude em documentos do ex-presidente entre 2011 e 2021, além de acrescentar que seu escritório detectou mais de 200 manobras feitas por ele. 

Afirmar que você tem dinheiro que não tem não é a 'arte do negócio', é a arte do roubo", afirma a procuradora. "Com a ajuda de seus filhos e altos executivos da Organização Trump, Donald Trump inflou falsamente seu patrimônio líquido em bilhões de dólares para enriquecer injustamente e enganar o sistema."
Procuradora geral de Nova York, Letitia James, durante conferência em que acusa Organização Trump por fraude
Procuradora geral de Nova York, Letitia James, durante conferência em que acusa Organização Trump por fraude / Crédito: Getty Images

Reação

Em troca, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, moveu um processo contra a procuradora geral de Nova York, Letitia James. Na acusação, o empresário alega violações da Constituição por parte dela, e veio até mesmo a chamar o processo sofrido de "caça às bruxas".

Além disso, Trump acusa a procuradora de agir com pretensões políticas, visto que ela anunciou, em outubro do ano passado, que se candidataria ao governo do estado pelo Partido Democrata. No entanto, ela desistiu do plano após cerca de seis semanas.