Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Eleito deputado, delegado Paulo Bilynskyj é acusado de defender nazista

Em tweet, ele revelou que seu avô morreu na Segunda Guerra pelas mãos da União Soviética, levantando dúvidas sobre o lado em que ele lutava

Redação Publicado em 27/12/2022, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Bilynskyj, delegado acusado de defender o nazismo - Reprodução/Vídeo/Instagram @paulobilynskyj
Paulo Bilynskyj, delegado acusado de defender o nazismo - Reprodução/Vídeo/Instagram @paulobilynskyj

Nesta semana, o delegado Paulo Bilynskyj — eleito deputado federal pelo PL-SP — foi acusado de defender o nazismo em suas redes sociais, após uma publicação feita no Twitter. Nela, o homem disse que seu bisavô morreu lutando contra o comunismo, tendo falecido nas mãos da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

No entanto, o que outros internautas pontuaram sobre a publicação foi o fato de que nas duas guerras mundiais que a humanidade viveu, os soviéticos estiveram em lado oposto ao dos nazistas e de seus simpatizantes, que possuíam um forte discurso anti-comunismo em seus regimes, geralmente totalitários de direita.

'Grupos especiais', 'tribunais de exceção', é assim que Dino vai iniciar a ditadura da esquerda no Brasil. Meu bisavô lutou contra e morreu nas mãos da URSS. Meu avô lutou uma Guerra Mundial contra o comunismo. Meu pai saiu da AMAN [Academia Militar das Agulhas Negras] em 78. Eu não vou permitir o comunismo no Brasil", escreveu Bilynskyj no Twitter, criticando o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino.

História

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha compunha a chamada Tríplice Aliança, ao lado da Itália e do Império Austro-Húngaro. Do outro lado, por sua vez, se encontrava a Tríplice Entente, constituída pelo Império Russo, Inglaterra e França, como lembrado pelo UOL.

No entanto, foi só na Segunda Guerra Mundial que a disputa se tornou também ideológica, com um forte discurso anti-comunismo no lado da Alemanha Nazista — que compunha o Eixo, ao lado da Itália (um regime fascista na época) e do Japão (imperialista). Em oposição, por sua vez, existiam os Aliados, a princípio formados por França e Inglaterra, mas posteriormente com ajuda dos Estados Unidos e URSS.