Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

“Encarnação” de Charles Darwin reproduz a viagem do naturalista às Ilhas Galápagos

O aposentado, Kenneth Noll, incorporou o naturalista inglês e viajou de cruzeiro até as ilhas Galápagos

Redação Publicado em 04/10/2023, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kenneth Noll incorporando Charles Darwin durante uma aula na Universidade de Connecticut - Reprodução/UCONN University of Connecticut
Kenneth Noll incorporando Charles Darwin durante uma aula na Universidade de Connecticut - Reprodução/UCONN University of Connecticut

Nos Estados Unidos, um ex-professor de microbiologia está seguindo os passos de Charles Darwin, durante sua viagem pelas ilhas Galápagos. Cerca de 200 anos desde a viagem que culminou na atual teoria sobre a evolução das espécies, o aposentado, Kenneth Noll, 66, exibe uma barba prateada, bengala, chapéu e terno, inspirado pelo naturalista inglês. 

Conforme repercutido pela Folha de Pernambuco, Noll, professor emérito da Universidade de Connecticut, dedicou 32 anos de sua vida ao estudo da microbiologia e à divulgação científica.  

Há cerca de oito anos, ele incorporou o personagem pela primeira vez, após um colega de trabalho sugerir que ele imitasse o naturalista durante um evento acadêmico, o que não foi problema para Noll, que havia adquirido experiência como ator em um teatro comunitário local.

Aperfeiçoei meu sotaque britânico e meu conhecimento sobre Charles Darwin, e isso foi o começo", relembrou o ex-professor em uma conversa com a AFP.

Expedição

Noll também esclareceu que procura manter vivo o legado de Darwin, que no século 19, se encontrou fascinado com a adaptação dos bicos dos tentilhões de Galápagos, como ferramenta para se alimentar em condições adversas. 

Segundo o aposentado, Darwin “não estava necessariamente tentando ser um comunicador científico, mas todos os seus livros eram direcionados ao público.  Acho que ele apreciaria o que estou tentando fazer e espero não faltar ao respeito”.

Em 2021, ele começou a planejar sua expedição a Galápagos, um arquipélago de fauna e flora únicas no mundo, localizado a cerca de 1.000 quilômetros do litoral do Equador. Seu objetivo é recriar os passos do naturalista que esteve nesta mesma região em 1853, após uma viagem a bordo da embarcação HMS Beagle. 

Segundo a AFP, Noll realizou a viagem graças a empresa de cruzeiros, Quasar Expeditions, que “patrocinou parcialmente a viagem do Sr. Noll em troca de seu tempo e dedicação com essas fotos e vídeos”. Estas imagens serão utilizadas para realizar propagandas dos pacotes de viagens às ilhas, segundo Fernando Diez, diretor de marketing da Quasar.

Sonho realizado

Ainda à AFP, Noll afirmou se sentir mais próximo do cientista inglês, uma vez que desembarcou no arquipélago.

[Esta viagem] é muito significativa para mim e me dá uma base mais sólida para compreender tudo o que ele escreveu e o que as pessoas disseram sobre ele", esclareceu o aposentado.