Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Espanha: Donos de bar descobrem casa de banho turca conservada dentro do estabelecimento

Durante uma obra de restauração, eles se surpreenderam com o ‘hammam’ muçulmano de 800 anos escondido

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/02/2021, às 08h00 - Atualizado às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bar espanhol que revelou casa de banho turca - Divulgação/Damian Entwistle - Flickr
Bar espanhol que revelou casa de banho turca - Divulgação/Damian Entwistle - Flickr

Uma obra de restauração realizada em um bar em Sevilha, na Espanha, revelou uma descoberta impressionante. Os donos do estabelecimento se surpreenderam ao perceber que o local guardava uma casa de banho turca, que também recebe o nome de “hammam” muçulmano. 

Segundo o portal Daily Sabah, que divulgou as informações, o local remonta ao século 12. Ainda que seja extremamente antigo, o hammam estava conservado, escondido em um andar extra da construção. 

O arqueólogo Alvaro Jimenez, envolvido na descoberta, explicou que a casa de banho foi escondida pelo arquiteto Vicente Traver no começo do século 20. Ele construiu dois andares extras, e um deles abrigou o recinto notável.

“Achamos que o arquiteto o tivesse destruído, mas agora percebemos que ele o salvou. Ele salvou o que encontrou e preservou para o futuro”, explicou Jimenez em entrevista à Agence France-Presse (AFP).

O cômodo, que mede 200 metros quadrados, foi uma descoberta “completamente inesperada”, conforme o arqueólogo. Suas paredes estavam repletas de pinturas preservadas, contando ainda com esculturas e acessórios de parede.

Durante o projeto de escavação, os pesquisadores também identificaram 88 claraboias com formatos de estrela e octogonais. O mais importante, porém, foi a descoberta das salas quentes e frias da antiga casa de banhos, o que permitiu que os arqueólogos a identificassem como tal.


Errata: a reportagem errou ao mencionar o século da estrutura. O conteúdo foi alterado!