Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Orcas

Em espécie de chacina causada por orcas na África do Sul, 17 tubarões são mortos

Duas orcas macho, rastreadas por cientistas, dilaceraram e arrancaram o fígado de tubarões cação-bruxa

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/03/2023, às 16h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem das orcas à esquerda e imagem de um tubarão morto pela dupla à direita - Reprodução / Facebook
Imagem das orcas à esquerda e imagem de um tubarão morto pela dupla à direita - Reprodução / Facebook

Um curioso episódio, relatado em 23 de fevereiro via Facebook, ocorreu na África do Sul envolvendo uma espécie de chacina causada por dois machos de orca (Orcinus orca) adultos. Em duas horas, os animais mataram, pelo menos, 17 tubarões nas águas de Pearly Beach, perto de Gansbaai.

O episódio, relatado pela Marine Dynamics, um agência de passeios de barco, foi visto porque a dupla de machos foi rastreada por uma equipe de cientistas a bordo de um veículo marítimo da agência.

“Observamos as duas orcas mergulhando repetidamente em uma pequena área por quase duas horas antes de partirem da costa”, disse Ralph Watson, porta-voz da Marine Dynamics Academy, na postagem. 

Ainda de acordo com a postagem, as orcas — chamadas de Port e Starboard — são conhecidas por caçar várias espécies de tubarões nas águas do país. Desde 2009, as orcas macho são rastreadas pela equipe de conservação da Marine Dynamics, segundo o site Business Insider, como repercutido pela revista Galileu.

No entanto, esses animais são comumente vistos onde ocorreu seu primeiro avistamento em 2015, em False Bay, na África do Sul. 

Carcaças

Outras 11 carcaças de tubarões da espécie cação-bruxa (Notorynchus cepedianus) foram encontradas na semana seguinte. Além dessas carcaças, foram encontrados, em Pearly Beach, sete restos mortais de tubarão-albafar (Hexanchus griseus). 

Foram confirmadas como sendo de autoria das orcas, 17 mortes, até o momento. Alunos orientados por Ralph Watson, e Alison Towner — bióloga marinha doutora pela Universidade de Rhodes, que lidera um estudo sobre orcas atacando esses animais em Gansbaai — realizaram a necropsia dos corpos dos tubarões.

Cada tubarão cação-bruxa foi dilacerado e perdeu o fígado; eram todas fêmeas medindo entre 1,6 a 2,3 metros e tinham ferimentos semelhantes aos mortos em False Bay pelo mesmo par de orcas”.

Em decorrência das condições de tempestade e maré alta, os tubarões foram levados para a costa. Ainda segundo a fonte, Alison Towner explicou que essa é maior quantidade desses animais morta de uma só vez pelas orcas. A bióloga acredita que, mesmo que ainda não tenham aparecido, podem existir mais vítimas da dupla.