Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Animais

Espécie de tatu possui 'peculiar' pele dupla, segundo cientistas; confira!

Conhecido também como "tatu fada rosa", o 'pichiciego-menor' é a menor espécie de tatu do mundo, e possui característica física nunca vista entre os mamíferos

Éric Moreira Publicado em 16/01/2024, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pichiciego-menor - Foto por Cliff pelo Wikimedia Commons
Pichiciego-menor - Foto por Cliff pelo Wikimedia Commons

Mais conhecido por ser a menor espécie de tatu que vive em todo o mundo, o pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) é facilmente identificável por sua carapaça de coloração rosa, pelagem branca e garras grandes, além de meros 15 centímetros de comprimento e peso de 100 gramas, não sendo muito facilmente encontrado, visto que vive grande parte de sua vida no subterrâneo, ocorrendo principalmente na região central da Argentina. E recentemente a espécie foi alvo de uma descoberta bastante única entre os mamíferos.

+ Maior tatu do mundo em risco: a realidade da espécie tatu-canastra no Cerrado brasileiro, segundo estudo

Em um estudo recente, publicado em dezembro de 2023 no Journal of Zoology, pesquisadores analisaram mais de perto a anatomia microscópica de seções da pele do pichiciego-menor, tanto das partes que tem, quanto das partes que não têm os osteodermos (as placas ósseas que o protegem). Foi então que descobriram algo único sobre a espécie: ele possui uma segunda camada de pele, debaixo do escudo dorsal.

Por mais estranho que possa parecer, o animal possui uma dupla camada de pele", conta Cecilia Krmpotic, bióloga do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e principal autora do estudo ao Live Science.

"A camada mais externa, que abriga escamas cornificadas [nas quais o tecido morto forma uma camada protetora espessada] e osteodermas, atua como um manto ou cobertura sobre a camada interna, que exibe uma pelagem branca abundante e fina. Essa pele dupla é uma característica única entre os mamíferos", continua.

Enquanto isso, em qualquer uma das outras 19 espécies conhecidas de tatu o que se pode ver é apenas uma única camada de pele no dorso, coberta por escamas e osteodermos que formam as "armaduras" desses animais. 

Pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) / Crédito: Foto por DenesFeri pelo Wikimedia Commons

Evolução da espécie

Conforme descrito pelo Live Science, o pichiciego-menor é nativo do centro da Argentina, vivendo grande parte de suas vidas em tocas escavadas por eles próprios. Pesquisadores acreditam que sua alimentação é baseada principalmente em formigas e outros insetos, mas seus hábitos ainda são incompreendidos — a maioria dos espécimes mantidos em cativeiros morrem em questão de dias.

A armadura do pichiciego-menor normalmente é dividida em duas partes: um escudo cobre a cabeça e um escudo dorsal, que cobre o restante de seu corpo. Este último ainda seria dividido em um escudo peitoral, que cobre a parte superior das costas, e um escudo pélvico que cobre a região posterior, tudo isso para protegê-lo tanto de predadores quanto do estilo de vida subterrâneo.

"Estima-se que a evolução para um estilo de vida completamente subterrâneo na linhagem ancestral do pichiciego-menor tenha ocorrido entre 32 e 17 milhões de anos atrás", descreve Krmpotic.

+ Tatus gigantes de 20 mil anos são descobertos por fazendeiro em Buenos Aires, na Argentina

Esta mudança, no caso, teria sido impulsionada pelas mudanças nas condições ambientais de ecossistemas mais áridos ao sul da América do Sul. "A flexibilidade e leveza do escudo dorsal permitem que ele se adapte ao formato dos túneis", acrescenta a pesquisadora.