Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estados Unidos divulgam imagem do último militar a deixar o Afeganistão

O major general Christopher T. Donahue fez questão de ser o último e recolher sua tropa no país tomado pelo Talibã

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/08/2021, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Último soldado estadunidense a deixar Afeganistão em fotografia - Divulgação / Comando Central dos EUA
Último soldado estadunidense a deixar Afeganistão em fotografia - Divulgação / Comando Central dos EUA

Na noite da última segunda-feira, 30, os Estados Unidos consolidaram a saída completa do Exército instalado há quase 20 anos no Afeganistão, marcando como última imagem no país a saída do major general Christopher T. Donahue, que foi o último militar a entrar no avião de carga C-17, responsável por levar as tropas.

As informações oficiais, reproduzidas pelo jornal Zero Hora, foram divulgadas pelo Departamento de Defesa do país norte-americano, tendo a imagem do major revelada pelo Comando Central. Registrada com uma luneta interna da aeronave, ela foi feita às escuras, tendo de recorrer ao recurso de visão noturna para possibilitar a identificação da cena.

Nela, o comandante carregava a arma sem a bandoleira — faixa que ampara a metralhadora no pescoço — e fora de posição de confronto, usando o capacete com folga e mantendo uma visão baixa. Ao fundo, é possível observar um dos hangares do aeroporto de Cabul, onde a decolagem foi concluída.

O prazo limite de permanência das tropas era até esta terça-feira, 31, conforme previsto e acordado pelo Talibã e pelo governo de Joe Biden. A retirada das tropas chama atenção pela ocorrência simultânea com a retomada do grupo extremista no país.