Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estados Unidos: Mochilas transparentes são alternativa para segurança em escolas

Após recorrentes tiroteios em escolas nos Estados Unidos, mochilas transparentes podem ser adotadas

Redação Publicado em 23/07/2022, às 12h58

Cidades dos Estados Unidos adotam mochilas transparentes como alternativa para evitar ataques em escolas - Reprodução/Youtube/Band Jornalismo
Cidades dos Estados Unidos adotam mochilas transparentes como alternativa para evitar ataques em escolas - Reprodução/Youtube/Band Jornalismo

Depois de uma série de ataques a tiros em escolas nos Estados Unidos, uma nova medida é adotada para a proteção dos estudantes: mochilas transparentes. A escolha da mochila para o retorno às aulas é resultado da pressão dos pais para a segurança das crianças.

A adoção das mochilas transparentes tem como objetivo o monitoramento dos objetos que os alunos carregam consigo. Como anunciado em Dallas, no Texas, na última segunda-feira, 18, os estudam do ensino fundamental e médio poderão também carregar uma bolsa menor e opaca com itens pessoais como carteiras, remédios e absorventes.

Como relatado pela Folha de S.Paulo, em Lafayette, na Louisiana, também foi levantada a hipótese de até mesmo as lancheiras serem transparentes; mas, devido ao custo, a ideia foi descartada por reclamações dos pais.

Cidades dos Estados Unidos adotam mochilas transparentes como alternativa para evitar ataques em escolas/ Reprodução/Youtube/Band Jornalismo

Tendo armas, que mudem as mochilas

O governo de Dallas afirmou reconhecer que uma série de outras medidas também devem ser tomadas para garantir a segurança:

Reconhecemos que mochilas transparentes, sozinhas, não eliminarão as preocupações. Esse é apenas um de vários passos de um plano amplo para garantir a segurança", afirmou o governo da cidade.

Analistas e profissionais de ensino consideram que existem outras maneiras de esconder as armas, considerando que as novas mochilas não são a melhor alternativa.

"Se um aluno quiser de fato cometer um crime, ele pode enrolar a arma em um pano ou colocá-la dentro de um caderno ou livro falso na mochila. Ou levá-la junto ao corpo", disse Jorge Lordello, especialista em segurança, como relatado pela Folha de S.Paulo.

O último ataque em uma escola no país, ocorreu em Uvalde, no Texas, e resultou em 19 mortos.

O país discute a solução para os recorrentes ataques, divindo opiniões. Democratas defendem que o acesso da população às armas deve ser proibido, enquanto os republicanos acreditam que deve-se melhorar a segurança nesses locais


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.