Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Estátua de Jesus na Armênia de 77m será maior do mundo, afirma empresário

Estátua inspirada no "Cristo Redentor" encomendada por empresário armênio pode ser maior representação do messias cristão

Redação Publicado em 18/04/2023, às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Projeto de como será a estátua de Cristo construída na Armênia - Reprodução/Vídeo
Projeto de como será a estátua de Cristo construída na Armênia - Reprodução/Vídeo

Gagik Tsarukyan, um empresário e político armênio, encomendou e está financiando uma estátua de Cristo que, se for concluída, será a maior representação do messias cristão no mundo. Com 77 metros de altura, a escultura deve ser construída no Monte Hatis, um vulcão extinto na Armênia que é famoso por seus locais históricos.

Segundo o jornal O Globo, a enorme estátua encomendada pelo magnata de 66 anos foi inspirada no "Cristo Redentor", cartão postal do Rio de Janeiro, projetado pelos arquitetos e engenheiros Albert CaquotHeitor da Silva CostaPaul Landowski Gheorghe Leonida.

A construção da estátua de Cristo foi oficializada por Tsarukyan no dia 9 de julho de 2022. Segundo a revista de artes online Hyperallergic, essa cerimônia teve a presença do ministro da Economia da ArmêniaVahan Kerobyan, e também de um representante da Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo com esses apoios, a construção continua sendo uma grande polêmica no país, mobilizando a comunidade ortodoxa local.

Polêmica

A Igreja Apostólica Armênia tem uma posição firmemente contra figuras tridimensionais de Jesus Cristo, rejeitando-as como ídolos. Portanto, a construção da estátua tem gerado polêmica por causa da posição anti-estátuas da igreja nacional do país, que é uma Igreja Oriental Ortodoxa.

Mesmo com a polêmica, Tsarukyan continua seu projeto. A estátua não poderá ser construída diretamente no Monte Hatis, sendo antes esculpida em um estúdio de arte para depois ser instalada no local, que, segundo o jornal O Globo, é um monumento nacional protegido pelo Estado armênio. O magnata ainda quer construir 1.700 degraus que levem à escultura de Jesus.

O "Cristo Redentor" também foi alvo de polêmica enquanto estava sendo construído, por um motivo muito parecido. Grupos protestantes brasileiros eram contrários à construção do monumento, sugerindo que a verba envolvida no projeto fosse usada em projetos beneficentes e assistenciais.