Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

EUA: símbolos nazistas serão removidos de túmulos de soldados da Segunda Guerra

O Departamento de Veteranos do país espera a autorização do governo para a remoção dos símbolos

Paola Churchill Publicado em 03/06/2020, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um cemitério de veteranos de guerra nos Estados Unidos - Pixabay
Imagem de um cemitério de veteranos de guerra nos Estados Unidos - Pixabay

O Departamento de Veteranos dos EUA declarou que irá remover símbolos nazistas de túmulos de prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. Essa ação será feita até o final do  mês, nos cemitérios no Texas e Utah.

As lápides dos soldados nazistas possuem suásticas dentro de uma cruz, ou a Cruz de Ferro, uma decoração militar da Alemanha que o soldado ganhava pela bravura durante a guerra. Em alguns casos ainda, no epitáfio dos nazistas enterrados têm a seguinte inscrição "Ele morreu longe de sua casa pelo Führer, pelas pessoas e pela pátria”.

O departamento de veteranos nos Estados Unidos só está esperando a autorização para começar a remover os símbolos, já que as lápides são protegidas pela Lei Nacional de Preservação Histórica do país.

Inicialmente, o secretário do departamento, Robert Wilkie, ficou um tanto quanto relutante com a ideia, dizendo que era importante “lembrar do horror do regime nazista e por que tantos americanos se sacrificaram tanto para libertar o mundo de seu reino de terror”.

No entanto, Wilkie mudou de ideia após congressistas texanos manifestarem desconforto com a situação. "É compreensivelmente perturbador para nossos veteranos e suas famílias ver inscrições nazistas perto daqueles que deram suas vidas por esta nação”, afirmou o secretário através de nota.