Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Exército russo pode ter perdido metade de seus tanques de guerra

Analistas apontam que a Rússia perdeu mais de mil tanques desde o início da guerra

Redação Publicado em 16/02/2023, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Michael Drummond por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Michael Drummond por Pixabay

Conforme dados apresentados pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), estima-se que o exército russo tenha perdido quase 40% de seus tanques utilizados na guerra contra a Ucrânia. O número, porém, sobe para até 50% quando levamos em consideração apenas os tanques mais importantes para a Rússia.

No início do conflito, a Rússia tinha 2.927 tanques, mas o número foi reduzido para em torno de 1800, cerca de 38% a menos. Ja a Ucrânia teria aumentado sua frota, uma vez que capturou diversos tanques do país inimigo, além de que recebeu suprimentos da era soviética de seus aliados.

Mas apesar das perdas, especialistas dizem que Moscou ainda possui um grande número de modelos da era da Guerra Fria em armazenamento e que pode chegar a 5.000 unidades. 

Grande fracasso

John Chipman, presidente do instituto, disse que o conflito foi "um fracasso político e militar para a Rússia", conforme informações do portal The Guardian.

"As ações da Rússia no ano passado levantaram questões não apenas sobre a competência de sua liderança militar e militar sênior, mas também sobre a coesão do comando", declarou Chipman. Os números apresenados pelo IISS são baseados em grande parte em imagens de drones e satélites.