Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Explorador explica por que é improvável que corpos do submarino sejam resgatados

No Titan, os tripulantes foram vítimas de uma implosão e seus corpos ainda não foram encontrados

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 27/06/2023, às 18h46 - Atualizado às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Submarino Titan que implodiu no fundo do oceano - Reprodução / OceanGate
Submarino Titan que implodiu no fundo do oceano - Reprodução / OceanGate

Na quinta-feira passada, 22, a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou o trágico falecimento dos cinco ocupantes do submarino Titan, em decorrência de uma provável implosão causada pela pressão da água.

Em Boston, sede do comando central da operação que envolveu equipes dos Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido, Tom Detwailer, um dos descobridores dos destroços do icônico Titanic, que participou da busca, concedeu uma entrevista ao 'Fantástico', da TV Globo.

O explorador compartilhou sua visão sobre os destroços do Titan e revelou sua opinião sobre a possibilidade de recuperar os corpos das cinco vítimas da implosão. "A compressão é tão rápida que fica muito quente. Você tem literalmente um flash, é uma compressão instantânea de tudo e o corpo humano não suporta essa condição. É improvável que consigam resgatar os corpos", disse Tom.

Múltiplos fragmentos

Devido à presença de componentes em fibra de carbono no Titan, a implosão provavelmente teve um efeito semelhante ao estilhaçamento do vidro, resultando em múltiplos fragmentos. Já as partes feitas de titânio provavelmente se comportaram como qualquer outro metal, ficando torcidas.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que localizou as seções dianteira, traseira e inferior do Titan, todas construídas em metal. O processo de investigação continua para esclarecer os detalhes desse trágico acidente submarino.