Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Filha pequena de Kim Jong-un pode ser a próxima a comandar Coreia do Norte

Segundo agência de espionagem da Coreia do Sul, a pequena Kim Ju-ae, supostamente com 10 anos, deve ser a sucessora de Kim Jong-un como líder supremo do Norte

Redação Publicado em 05/01/2024, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Kim Jong-un ao lado da filha, Kim Ju-ae - Reprodução/X/@AlexeiArora
Fotografia de Kim Jong-un ao lado da filha, Kim Ju-ae - Reprodução/X/@AlexeiArora

No último dia, o ditador norte-coreano Kim Jong-un voltou a chamar atenção de toda a mídia internacional após aparecer incentivando um aumento na produção de equipamento bélico para uma "possível guerra" com o "inimigo".

Também chamou atenção um treinamento militar que disparou próximo à Coreia do Sul, aumentando as tensões na Península das Coreias. No entanto, outro acontecimento que despertou curiosidade essa semana foi a presença da filha pequena do líder supremo, Kim Ju-ae, o que sugere sua crescente posição política e proximidade com o pai.

+ Coreia do Norte faz centenas de disparos no mar, e Coreia do Sul evacua civis

Por conta disso, sem mencionar outras presenças públicas de Ju-ae — sua primeira aparição foi em novembro de 2022, quando assistiu a um teste de lançamento de míssil de longo alcance ao lado do ditador —, agora a jovem filha de Kim Jong-un, que especula-se ter 10 anos de idade, é vista como aparente herdeira de seu pai e futura comandante da Coreia do Norte, segundo uma agência de espionagem da Coreia do Sul.

+ As recentes aparições da filha de Kim Jong-Un

O Serviço Nacional de Inteligência do Sul fez a avaliação do futuro de KIm Ju-ae pouco antes de a Coreia do Sul precisar evacuar duas ilhas próximas a uma zona em que o Norte realizava um treinamento militar com disparos reais. Segundo o The Guardian, agência de espionagem fez a avaliação citando as atividades públicas de Ju-ae e os protocolos estatais que lhe foram fornecidos.

Vale mencionar ainda que o escritório de relações-públicas da agência de espionagem considera todas as possibilidades para a sucessão do poder da Coreia do Norte, pois Kim Jong-un, que completa 40 anos na próxima segunda-feira, 8 de janeiro, ainda é jovem, não possui problemas de saúde graves conhecidos — lembrando que muitas informações provenientes da Coreia do Norte podem omitir esse tipo de dado — e possui ainda outro filho.

Kim Ju-ae e o pai, Kim Jong-un / Crédito: Reprodução/X/@piebyfour

Líderes anteriores

Outro fator que chama atenção caso Kim Ju-ae se torne a herdeira da liderança da Coreia do Norte é o fato de que, desde a fundação do país em 1948, só houve líderes supremos homens.

O primeiro foi Kim Il-sung, avô de Kim Jong-un, que fundou a nação e morreu em 1994. O sucessor foi seu filho, Kim Jong-il, que morreu em 17 de dezembro de 2011, e deixou o poder para Kim Jong-un — que, inclusive, possui irmãos.

A incerteza sobre o sucessor de Kim Jong-un ainda existe pois, segundo a agência de espionagem sul-coreana, Kim Ju-ae também possui um irmão mais velho, de nome e idade não conhecidos, além de um irmão mais novo, que não possui nem mesmo o sexo confirmado.