Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

Filho do lendário narcotraficante El Chapo é preso no México

Prisão do narcotraficante, que é um dos líderes do cartel de Sinaloa, provocou caos generalizado no estado mexicano

Redação Publicado em 05/01/2023, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ovidio Guzmán, filho de El Chapo e um dos líderes do Cartel de Sinaloa, no México - Divulgação/GovernodoMéxico
Ovidio Guzmán, filho de El Chapo e um dos líderes do Cartel de Sinaloa, no México - Divulgação/GovernodoMéxico

Nesta quinta-feira, 5, a polícia mexicana prendeu Ovidio Guzmán-López, 32, líder do cartel de Sinaloa, no Oeste do país, e filho do narcotraficante Joaquín “El-Chapo” Gúzman. A operação dos agentes ocorreu na capital Culiacán, na cidade de  Jesús María, no México.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, a ação dos agentes gerou caos em todo o estado, que registrou pontos de incêndio, tiroteios e estradas bloqueadas. O governo emitiu um comunicado anunciando a suspensão de aulas e serviços, e pediu para que as pessoas ficassem em suas casas. 

A operação contra o crime organizado no México antecede a visita da equipe de segurança americana e do presidente dos EUAJoe Biden ao país, fato que culminou para o aumento das tensões entre os envolvidos nas prisões. 

Narcotraficante 

O narcotraficante Ovidio Gúzman, conhecido pelo apelido de "El Ráton", já havia sido preso em 2019 e é um dos herdeiros do império do tráfico de drogas chefiado pelo seu pai, preso nos Estados Unidos. Além dele, seus irmãos Iván Archivaldo e Jesús Alfredo, também compõem a facção do cartel de Sinaloa, o Los Chapitos. 

Autoridades

Em sua conta oficial no Twitter, Rúben Roha Moya, governador de Sinaloa, publicou, a respeito das investigações realizadas pelas Forças Armadas no combate ao crime organizado:

Isto [a prisão] levou a alguns acontecimentos violentos na capital e noutras partes do Estado. Serão as próprias autoridades federais que informarão sobre os resultados da operação quando ela terminar".

Nas redes sociais, Cristóbal Castañeda, secretário de Segurança do Estado, ainda reforçou o pedido de cautela a população: 

Estamos pedindo aos cidadãos que não saiam, estamos agindo em conformidade e informaremos quando tivermos em condições para isso".