Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Foguete espacial é lançado acidentalmente e cai, na China

Após ser lançado acidentalmente durante teste, o foguete espacial Tianlong-3 perdeu potência e caiu, explodindo em cidade na China; veja vídeo!

Imagens de vídeo em que é possível observar lançamento e queda de foguete chinês - Reprodução/Vídeo/X/@AJ_FI
Imagens de vídeo em que é possível observar lançamento e queda de foguete chinês - Reprodução/Vídeo/X/@AJ_FI

No último domingo, 30, um acidente chocante foi registrado na China. Um foguete espacial de uma empresa privada chinesa foi lançado acidentalmente durante um teste, e em meio ao voo, perdeu potência, caiu e explodiu em chamas em cidade na proximidade.

Conforme justificado pela empresa Beijing Tianbing, também conhecida como Space Pioneer, em declaração em sua conta oficial no WeChat, o foguete Tianlong-3 foi lançado acidentalmente depois de uma falha estrutural na conexão entre o ele e o suporte de teste. Seu local de pouso foi uma área montanhosa da cidade de Gongyi, na região central da China.

Em vídeo publicado pelo veículo chinês The Paper, é possível observar o foguete alçando voo, perdendo potência e caindo lentamente. Em sequência, é possível observar uma explosão e, algum tempo depois, o barulho pode ser escutado. Confira:

Após a explosão do foguete, foi provocado um incêndio no local, conforme um outro comunicado, do departamento de gerenciamento de emergências de Gongyi. Felizmente, o incêndio já foi extinto e nenhuma pessoa foi ferida ou morta nos eventos em torno do acidente.

+ Rumo a Marte: a impressionante saga do carro enviado ao espaço

Avanço espacial chinês

Segundo o The Guardian, não é algo inédito que um foguete caia na China após seu lançamento, porém é raro um acidente em que façam voos não planejados. Vale mencionar que em abril do ano passado, a mesma empresa do acidente recente lançou um foguete movido a querosene e oxigênio, o Tianlong-2, o que fez dela a primeira empresa privada chinesa a enviar um foguete com combustível líquido ao espaço.

Desde 2014, empresas espaciais chinesas vêm surgindo no país, quando foi permitido o investimento privado nesta indústria pelo Estado. No caso, muitos decidiram voltar-se à fabricação de satélites, mas outros — incluindo o Space Pioneer — focaram no desenvolvimento de foguetes reutilizáveis, o que poderia reduzir significativamente os custos da missão.