Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turquia

Fósseis de 7 milhões de anos, incomuns a fauna atual, são encontrados na Turquia

O estado de preservação da descoberta instiga os pesquisadores

Caio Tortamano Publicado em 09/09/2020, às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil encontrado às margens de represa na Turquia - Divulgação - IHA Photo
Fóssil encontrado às margens de represa na Turquia - Divulgação - IHA Photo

Vestígios apontam que, na cidade de Kayseri, ao centro da Turquia, um dia já houve girafas, elefantes e até rinocerontes. Isso porque uma equipe de arqueólogos desenterrou uma série de fósseis que vão de bovinos até animais completamente incomuns a fauna atual do local.

O diretor da escavação, professor Okşan Başoğlu, afirma que os achados são impressionantes, datando 7 milhões de anos atrás. A descoberta de fósseis por si só não é uma grande novidade na região, mas a diversidade torna o achado único. Agora, Başoğlu espera fazer ainda mais descobertas.

“Essa é somente a primeira camada a ser escavada. Temos fósseis de gazelas, rinocerontes, elefantes e girafas, e todos foram bem preservados”. O local em questão se encontra nas margens da represa de Yamula, que preserva considerável riqueza em artefatos históricos.

Fóssil encontrado às margens de represa na Turquia / Crédito: Divulgação

A represa é um dos únicos locais massivos de água em toda a Turquia central, e está localizada a 25 quilômetros do centro de Kayseri, na região da Capadócia.