Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fóssil

Fóssil de 120 milhões de anos é encontrado no sertão nordestino

Fóssil de camarão foi encontrado por pesquisadores do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e do Geopark Araripe

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/03/2023, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fóssil de camarão encontrado no sertão nordestino - Divulgação / G1
Fóssil de camarão encontrado no sertão nordestino - Divulgação / G1

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, Cariri cearense, anunciaram na última quinta-feira, 23, a descoberta de um fóssil raro de um camarão palhaço.

crustáceo, que viveu há cerca de 120 milhões de anos, foi preservado em rochas coletadas no município de Trindade, no estado de Pernambuco. Segundo a Urca, a espécie do camarão é a primeira descrita para a América do Sul e a quinta descrita no mundo.

Como destacou o portal de notícias g1, a descoberta foi feita por pesquisadores do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e do Geopark Araripe, que realizam expedições regulares pela região em busca de fósseis e outros vestígios de animais pré-históricos.

Mudança climática

De acordo com a fonte, o fato do fóssil de animal de água salgada ter sido encontrado no atual sertão nordestino, prova a mudança climática na Terra ao longo do tempo.

Segundo os pesquisadores, a nova espécie faz parte de um grupo atualmente composto por menos de 100 espécies viventes, encontradas geralmente escondidas entre as rochas.

A descoberta representa uma importante contribuição para a compreensão da evolução desses animais e sua distribuição geográfica ao longo do tempo.