Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

Funcionária de escola no Paraná é flagrada usando camiseta com símbolo nazista

Além de ter suástica estampada, peça também continha a frase “Viva a Santa Raça Ariana”; funcionária era terceirizada de escola em Maringá

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/04/2024, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Funcionária usando camiseta com símbolo nazista - Reprodução/Redes Sociais
Funcionária usando camiseta com símbolo nazista - Reprodução/Redes Sociais

Na última segunda-feira, 22, alunos do Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, na cidade paranaense de Maringá, se surpreenderam ao notar que uma das cozinheiras usava uma camiseta com uma suástica e um slogan nazista.

+ Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks

Viva a Santa Raça Ariana", dizia a frase estampada na camiseta da funcionária. 

Apologia ao nazismo?

Alunos do colégio tiraram fotos da funcionária e alertaram os professores. Conforme repercutido pelo portal local O Maringá, assim que soube do ocorrido, a direção do colégio pediu para a cozinheira se explicar sobre o ocorrido. 

O diretor Sérgio Martinhago relatou que a mulher, que é funcionária terceirizada, demonstrou não saber o que significava o símbolo e a frase. Ela também foi orientada a trocar de camiseta — o que fez prontamente. 

A cozinheira também disse não se lembrar de quem e nem quando ganhou a camiseta, usando-a sem saber que a exposição do símbolo é considerada apologia ao nazismo e, portanto, crime que pode ser punido com até três anos de prisão. 

A direção da escola guardou a camisa até se decidir o que irá fazer com a mesma. Martinhago também relatou que espera que grupos de combate ao racismo entrem em contato com o colégio.