Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Desaparecimento

Helicóptero com três passageiros desaparece na região da floresta amazônica

A aeronave desapareceu enquanto transportava três pessoas entre o Amapá e o Pará, entre elas, um engenheiro da Funai

Redação Publicado em 17/08/2023, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Floresta Amazônica - Getty Images
Floresta Amazônica - Getty Images

Um helicóptero que transportava três pessoas desapareceu na última quarta-feira, 17, na região da Floresta Amazônica entre o Amapá e o Pará. Entre os passageiros estão o piloto, um mecânico e um engenheiro da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). 

A aeronave decolou às 12h00 de quarta-feira do território Bona, que pertence à Aldeia Maritepu, localizada no Parque Nacional do Tumucumaque, no Pará. Com destino à Macapá, estimava-se que o helicóptero pousaria às 14h00 do mesmo dia, o que não aconteceu. 

Em nota, a Funai afirmou que a aeronave pertence à companhia Sagres, mas foi adquirida pelo DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) do Norte do Pará e do Amapá. A Fundação também disse estar acompanhando a busca pelo helicóptero e seus passageiros.

Após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região. Conforme a Sesai, ainda não há informações relativas à aeronave e aos passageiros. A Funai segue em contato com outros órgãos empenhados nas buscas", concluiu a Funai em seu comunicado. 

Os tripulantes

Conforme repercutido pelo UOL, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que pertence ao Ministério da Saúde, teria esclarecido que o grupo realizava inspeções em pistas de pouso na região do parque Tumucumaque. 

Os passageiros desaparecidos são: José Francisco Vieira, engenheiro que atua na Funai; Gabriel, o mecânico cujo sobrenome não foi divulgado e o Tenente Coronel Josilei Gonçalves de Freitas, que comandava a aeronave no momento do desaparecimento.